Energia

Evento reúne setor para debater comercialização de energia eólica no mercado livre

Após o sucesso do setor eólico nos leilões de agosto, a energia dos ventos ganha impulso para entrar em novos mercados. Para debater a comercialização de energia eólica no Mercado Livre, a IBC vai promover uma conferência em São Paulo, entre os dias 29 e 30 de novembro. Participam do encontr

Redação
17/11/2011 11:09
Visualizações: 426
Após o sucesso do setor eólico nos leilões de agosto, a energia dos ventos ganha impulso para entrar em novos mercados. Para debater a comercialização de energia eólica no Mercado Livre, a IBC vai promover uma conferência em São Paulo, entre os dias 29 e 30 de novembro. Participam do encontro representantes da Abeeólica, Aneel, EPE, ONS, Anace, Abiape, Engenho e GE Wind, entre outras.
 

As regiões Nordeste e Sul são os pólos nacionais de geração de energia eólica. Lá estão 98% das usinas em operação e, graças às condições climáticas, as duas regiões devem continuar atraindo os investimentos no setor. Para falar sobre as principais questões regulatórias e analisar a viabilidade e competitividade da energia eólica no Mercado Livre, a IBC convidou o presidente da Abeeólica, Ricardo Simões, e o especialista em regulação da Aneel, Fábio Stacke.
 

A atualização dos participantes quanto às oportunidades, limitações e peculiaridades da comercialização de energia eólica no Mercado Livre ficará a cargo de Leontina Pinto, especialista de diretoria da Engenho. Outra análise importante no encontro será a garantia física do parque eólico nacional, e será conduzida pelo diretor de estudos de energia elétrica da EPE, José Carlos Miranda.
 

Atualmente o país tem 57 parques eólicos que somam 1.123 MW de potência instalada. Outros 30 parques estão em construção e vão gerar até 819,4 MW. No total, o Brasil terá 7.231 MW instalados em usinas eólicas ao final de 2014. Os desafios de conexão dos parques eólicos à rede elétrica serão debatidos pelo diretor geral da ONS, Hermes Chipp.
 

No segundo dia do encontro, a IBC vai reunir o presidente da Abiape, Mario Luiz Menel da Cunha, e o diretor presidente da Anace, Carlos Faria, para mostrar a visão dos grandes consumidores sobre a contratação da energia eólica. Em pauta, as perspectivas de custo de contratação da eólica no curto e médio prazos, a entrega e complementariedade com outras fontes, além dos benefícios de imagem associados ao uso de energia eólica.
 

Encerra o encontro um workshop dedicado à análise da viabilidade financeira da implantação de parques eólicos destinados ao Mercado Livre. A sessão terá a participação da superintendente de subscrição de riscos da seguradora JMalucelli, Tatiana Schmitt Dotaf.
 

A Conferência sobre Comercialização de Energia Eólica no Mercado Livre é uma iniciativa da IBC com o apoio técnico da Abeeólica, além do apoio institucional de várias entidades do setor. As informações estão no site www.informagroup.com.br/eolica e na Central de Atendimento, pelo telefone 11-3017-6808
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.