Rio Oil & Gas 2010

Evento é aberto oficialmente hoje

<p>A 15&ordf; edi&ccedil;&atilde;o da Rio Oil &amp; Gas, maior evento do setor no mundo e o maior da Am&eacute;rica Latina, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (13). O evento receber&aacute; cerca de 40 mil visitantes at&eacute; quinta-feira (16). Com o tema, &quot;Do petr&oacute;leo ao bio

Redação
13/09/2010 14:04
Visualizações: 237 (0) (0) (0) (0)

A 15ª edição da Rio Oil & Gas, maior evento do setor no mundo e o maior da América Latina, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (13). O evento receberá cerca de 40 mil visitantes até quinta-feira (16). Com o tema, "Do petróleo ao biocombustível: Integrando conhecimento e ampliando os limites", a Rio Oil & Gas deste ano sofreu uma maior internacionalização e reunirá 1300 expositores, tendo 51 países representados.

 

Esta é a maior edição do evento que é realizado de dois em dois anos no Rio de Janeiro. "Dessa vez, a procura foi tanta que tivemos que colocar mais duas tendas para a exposição, além dos quatro pavilhões do Rio Centro que sempre são utilizados", indicou o João Carlos de Luca, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), durante a cerimônia de abertura do evento.

 


Na ocasião, De Luca reiterou o apelo pelas licitações das áreas exploratórias do pré-sal.

 

O executivo informou também que a organização recebeu 1096 sinopses de trabalhos técnicos e que 800 destes serão apresentados no congresso. E, no espaço "Profissionais do futuro", o IBP recebeu cerca de dois mil universitários inscritos.

 

Durante a cerimônia de abertura, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa ressaltou o período de ascensão em que vive o setor de petróleo e gás no Brasil, principalmente após a descoberta da camada pré-sal. "As novas descobertas estão colocando o Brasil entre os maiores produtores de petróleo do mundo, gerando renda, emprego e dignidade ao povo", afirmou.

 

Segundo o representante da Petrobras, a estatal pretende dobrar o volume do seu resgate com o pré-sal. Sobre a mudança no marco regulatório das reservas no Brasil por conta da camada, Marco Antônio comentou: "As reservas passaram por uma mudança de patamar - do médio para grande - devido à descoberta da camada e a regulação deve acompanhá-la."

 

Também presente na ocasião, Haroldo Lima, diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), afirmou que não se deve concentrar esforços no pré-sal e abrir mão da divisão energética do país. "Devemos trabalhar para a revitalização dos campos marginais, importantes para as pequenas e médias empresas", acrescentou. Segundo o executivo, os problemas do pré-sal estão relacionados à produção em condições inusitadas e inéditas, bem como à restrita atenção ao petróleo, deixando de lado seus derivados. O presidente da ANP estendeu seus comentários às modificações no marco regulatório de exploração do combustível: "Mudamos o marco regulatório não para auferir maiores lucros mas para controlar a produção do petróleo no pré-sal."

 

Haroldo ainda afirmou que talvez neste fim de ano saia o edital para a 11ª licitação de exploração do combustível fóssil no Brasil.

 

O governador do Rio, Sérgio Cabral, encerrou a abertura da Rio Oil & Gas lembrando que possivelmente no final do ano será inaugurada a nova fase do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) e que a cidade irá pleitear ser sede do Congresso Internacional de Gás em 2018.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.