A sétima edição da Rio Pipeline, um dos maiores eventos da indústria dutoviária do mundo, começa amanhã. O evento que será realizado até esta quinta-feira (24), terá o tema “Pré-sal: O Impacto no Transporte por Dutos&
Redação/ Maria Fernanda RomeroA sétima edição da Rio Pipeline, um dos maiores eventos da indústria dutoviária do mundo, começa amanhã. O evento que será realizado até esta quinta-feira (24), terá o tema “Pré-sal: O Impacto no Transporte por Dutos”. Já o painel de encerramento do evento tratará do “Futuro da Indústria Mundial de Dutos”. O painel contará com especialistas da China, Arábia Saudita, Turquia, Estados Unidos e Canadá.
A expectativa em relação aos grandes reservatórios de hidrocarbonetos no país provocou o tema central do painel de abertura da Rio Pipeline 2009. O Brasil tem tradição, competência e experiência no escoamento submarino, praticado no país na Bacia de Campos. Segundo o presidente do Comitê Técnico da Rio Pipeline 2009, Lino Francisco Rodrigues Moreira, tudo isto pode ser aproveitado na produção do pré-sal, que veio trazer novos números também no transporte dutoviário. “Tem todo um mundo para acontecer no pré-sal”, afirma ele com otimismo.
“A proposta da Rio Pipeline é trazer o que há de mais novo em todas as áreas no transporte por dutos através da visão de especialistas do mundo inteiro”, conta o presidente do Comitê Técnico da Conferência.
O evento terá também uma exposição, com a participação de fornecedores de serviços e equipamentos do setor, inovações técnicas e novas aplicações na área dutoviária. Além das tradicionais sessões técnicas e painéis, a sétima edição do evento terá como novidade os fóruns de debates sobre temas específicos que vão ser liderados por profissionais da área.
Dentro eles, na quarta-feira (23), o fórum 3, será promovido pela Revista TN Petróleo em parceria com o CTDUT. Com o tema "Desafios na construção e montagem de dutos terrestres", o fórum irá apresentar casos de sucesso em C & M de dutos e indicar os novos procedimentos/tecnologias na C & M de dutos, com maior produtividade, segurança e responsabilidade social/ambiental.
Trabalhos técnicos
Durante a Rio Pipeline serão apresentados 242 trabalhos técnicos que foram enviados por 24 países. Como nas últimas edições da conferência, o trabalho técnico, apresentado durante a Rio PIpeline 2009, considerado de maior contribuição para o setor pelo Comitê Técnico, será premiado com o Calgary Award. Depois, vai ser incluído na programação da International Pipeline Conference 2010 (IPC), que acontece a cada dois anos no Canadá, intercalada com a Rio Pipeline. Todos os trabalhos aprovados para apresentação na Conferência Rio Pipeline também concorrerão a Menção Honrosa.
Fale Conosco
22