Petroquímica

Estudos para produção de ácido acrílico na Regap será concluído em seis meses

Caso venha a ser concretizada, construção de unidades em parceria entre Petrobras, Elekeiroz e Dow Brasil resultará em investimentos de US$ 360 milhões.

Redação
18/02/2005 02:00
Visualizações: 449

A Petrobras, a Elekeiroz S.A. e a Dow Brasil S.A. concluirão em seis meses o estudo de viabilidade técnica e econômica de Projeto para a implantação de unidades de produção de ácido acrílico, junto à refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. O memorando de entendimentos entre as três empresas foi assinado na última quarta-feira, e, caso venha a ser concretizado, terá um investimento inicial de US$ 360 milhões. Os recursos seriam aplicados na criação de uma segunda geração de empresas na região, resultando na geração de 5 mil novos empregos.

 A decisão tomada pelas três empresas considerou as suas atuais linhas de negócio e atuação em petroquímica, além do interesse comum pela implantação no Brasil de um complexo petroquímico composto de diversas plantas integradas para produzir ácido acrílico em diferentes graus de pureza, como acrilatos leves (utilizados para a produção de tintas acrílicas), pesados e derivados, além de polímeros superabsorventes, para a fabricação de fraldas descartáveis, e também derivados.

 A Petrobras é produtora de propeno, matéria-prima necessária para esses produtos, e está implantando uma unidade separadora de propeno na Refinaria Gabriel Passos. Essa unidade poderá atender à necessidade do Complexo Acrílico, que será construído em terreno da Petrobras próximo à Regap. Já a Elekeiroz produz normal-butanol e 2-etil-hexanol, também matérias-primas para a produção de acrilatos. A Dow é uma grande produtora mundial de ácido acrílico e seus derivados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20