E&P

Estatal inicia produção de campo de gás na Bahia

Jornal do Commercio
17/01/2007 02:00
Visualizações: 460

A Petrobras iniciou ontem produção de gás natural no campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, no Baixo Sul da Bahia. Manati-1 está produzindo mais de 3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, por meio de dois poços. Quando alcançar sua capacidade máxima, ainda em este ano, o campo terá capacidade para produzir 6 milhões de metros cúbicos/dia.

A produção dos dois primeiros poços iniciou o processo de estabilização da estação de tratamento de gás no município de São Francisco do Conde (BA). O projeto incluiu a instalação de um gasoduto, que parte da plataforma e percorre os municípios de Cairu, Valença, Jaguaripe, Maragogipe, Salinas da Margarida e São Francisco do Conde, além da área da Baía de Todos os Santos e área oceânica em frente a Guaibim e Ilha de Tinharé.

De acordo com a Petrobras, esse campo contribuirá decisivamente para a consolidação do mercado de gás do Nordeste brasileiro. O projeto é operado pela estatal, em consórcio com as empresas Queiroz Galvão e Norse Energy.

O campo de Manati foi descoberto em outubro de 2000, com a perfuração do poço pioneiro 1-BAS-128 (Bahia Submarino - número 128). Está localizado na bacia sedimentar de Camamu, na costa do município de Cairu, a cerca de 10 quilômetros do continente. A PMNT-1 está instalada em águas rasas, em profundidade que varia entre 35 e 50 metros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13