Evento

Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário

TN Petróleo
08/04/2025 15:25
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1882

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório Findes, lançou nesta terça-feira (8), em parceria com o Governo do Estado, a 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, reunindo autoridades, representantes do setor e parceiros estratégicos.

O documento, que é referência na área, consolida os principais dados, análises e projeções da indústria de petróleo e gás no Espírito Santo. A nova edição apresenta uma perspectiva de produção até 2030, além de informações detalhadas sobre investimentos previstos, número de poços perfurados, arrecadação de royalties e participações especiais, entre outros indicadores relevantes para o desenvolvimento do setor.

“Esse Anuário representa muito do que é o conhecimento de uma indústria extremamente importante que é o setor de petróleo e gás. Um setor pujante que emprega muito e que contribui imensamente para o setor público. E por consequência, o Anuário é uma forma de a gente mostrar o que é o setor de petróleo e gás e o quanto ele é importante para o setor produtivo e para toda a sociedade do modo geral. O Anuário espelha exatamente as ações e todo o retrospecto que o setor de petróleo e gás tem no Espírito Santo”, destacou Paulo Baraona (foto), presidente da Findes.

A iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições e entidades, como o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), o Sebrae/ES, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O segmento do petróleo e do gás tem sido um dos mais importantes na geração de emprego e oportunidade para a indústria caprichaba e contribui com o nosso desenvolvimento. A Federação das Indústrias nos dá mais uma oportunidade de avaliação ampla sobre o peso, a importância econômica e social do segmento de óleo e gás no Espirito Santo”, ressaltou o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Desde 2017, a Findes, em parceria com o FCPGE e por meio do Observatório Findes, é responsável pela produção deste anuário, que se consolidou como uma ferramenta estratégica para empresários, investidores e formuladores de políticas públicas. A publicação contribui para a transparência, o planejamento e o fortalecimento da cadeia produtiva de petróleo e gás no estado.

Com um setor em crescimento e com previsões otimistas para os próximos anos, o Espírito Santo reafirma seu protagonismo nacional na indústria de óleo e gás, buscando aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade e inovação.

Saiba mais no vídeo abaixo! 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.