Evento

Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário

TN Petróleo
08/04/2025 15:25
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário Imagem: TN Petróleo Visualizações: 2142

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório Findes, lançou nesta terça-feira (8), em parceria com o Governo do Estado, a 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, reunindo autoridades, representantes do setor e parceiros estratégicos.

O documento, que é referência na área, consolida os principais dados, análises e projeções da indústria de petróleo e gás no Espírito Santo. A nova edição apresenta uma perspectiva de produção até 2030, além de informações detalhadas sobre investimentos previstos, número de poços perfurados, arrecadação de royalties e participações especiais, entre outros indicadores relevantes para o desenvolvimento do setor.

“Esse Anuário representa muito do que é o conhecimento de uma indústria extremamente importante que é o setor de petróleo e gás. Um setor pujante que emprega muito e que contribui imensamente para o setor público. E por consequência, o Anuário é uma forma de a gente mostrar o que é o setor de petróleo e gás e o quanto ele é importante para o setor produtivo e para toda a sociedade do modo geral. O Anuário espelha exatamente as ações e todo o retrospecto que o setor de petróleo e gás tem no Espírito Santo”, destacou Paulo Baraona (foto), presidente da Findes.

A iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições e entidades, como o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), o Sebrae/ES, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O segmento do petróleo e do gás tem sido um dos mais importantes na geração de emprego e oportunidade para a indústria caprichaba e contribui com o nosso desenvolvimento. A Federação das Indústrias nos dá mais uma oportunidade de avaliação ampla sobre o peso, a importância econômica e social do segmento de óleo e gás no Espirito Santo”, ressaltou o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Desde 2017, a Findes, em parceria com o FCPGE e por meio do Observatório Findes, é responsável pela produção deste anuário, que se consolidou como uma ferramenta estratégica para empresários, investidores e formuladores de políticas públicas. A publicação contribui para a transparência, o planejamento e o fortalecimento da cadeia produtiva de petróleo e gás no estado.

Com um setor em crescimento e com previsões otimistas para os próximos anos, o Espírito Santo reafirma seu protagonismo nacional na indústria de óleo e gás, buscando aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade e inovação.

Saiba mais no vídeo abaixo! 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23