Evento

Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário

TN Petróleo
08/04/2025 18:25
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1226 (0) (0) (0) (0)

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório Findes, lançou nesta terça-feira (8), em parceria com o Governo do Estado, a 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, reunindo autoridades, representantes do setor e parceiros estratégicos.

O documento, que é referência na área, consolida os principais dados, análises e projeções da indústria de petróleo e gás no Espírito Santo. A nova edição apresenta uma perspectiva de produção até 2030, além de informações detalhadas sobre investimentos previstos, número de poços perfurados, arrecadação de royalties e participações especiais, entre outros indicadores relevantes para o desenvolvimento do setor.

“Esse Anuário representa muito do que é o conhecimento de uma indústria extremamente importante que é o setor de petróleo e gás. Um setor pujante que emprega muito e que contribui imensamente para o setor público. E por consequência, o Anuário é uma forma de a gente mostrar o que é o setor de petróleo e gás e o quanto ele é importante para o setor produtivo e para toda a sociedade do modo geral. O Anuário espelha exatamente as ações e todo o retrospecto que o setor de petróleo e gás tem no Espírito Santo”, destacou Paulo Baraona (foto), presidente da Findes.

A iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições e entidades, como o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), o Sebrae/ES, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O segmento do petróleo e do gás tem sido um dos mais importantes na geração de emprego e oportunidade para a indústria caprichaba e contribui com o nosso desenvolvimento. A Federação das Indústrias nos dá mais uma oportunidade de avaliação ampla sobre o peso, a importância econômica e social do segmento de óleo e gás no Espirito Santo”, ressaltou o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Desde 2017, a Findes, em parceria com o FCPGE e por meio do Observatório Findes, é responsável pela produção deste anuário, que se consolidou como uma ferramenta estratégica para empresários, investidores e formuladores de políticas públicas. A publicação contribui para a transparência, o planejamento e o fortalecimento da cadeia produtiva de petróleo e gás no estado.

Com um setor em crescimento e com previsões otimistas para os próximos anos, o Espírito Santo reafirma seu protagonismo nacional na indústria de óleo e gás, buscando aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade e inovação.

Saiba mais no vídeo abaixo! 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23