Evento

Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário

TN Petróleo
08/04/2025 15:25
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1738

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório Findes, lançou nesta terça-feira (8), em parceria com o Governo do Estado, a 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, reunindo autoridades, representantes do setor e parceiros estratégicos.

O documento, que é referência na área, consolida os principais dados, análises e projeções da indústria de petróleo e gás no Espírito Santo. A nova edição apresenta uma perspectiva de produção até 2030, além de informações detalhadas sobre investimentos previstos, número de poços perfurados, arrecadação de royalties e participações especiais, entre outros indicadores relevantes para o desenvolvimento do setor.

“Esse Anuário representa muito do que é o conhecimento de uma indústria extremamente importante que é o setor de petróleo e gás. Um setor pujante que emprega muito e que contribui imensamente para o setor público. E por consequência, o Anuário é uma forma de a gente mostrar o que é o setor de petróleo e gás e o quanto ele é importante para o setor produtivo e para toda a sociedade do modo geral. O Anuário espelha exatamente as ações e todo o retrospecto que o setor de petróleo e gás tem no Espírito Santo”, destacou Paulo Baraona (foto), presidente da Findes.

A iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições e entidades, como o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), o Sebrae/ES, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O segmento do petróleo e do gás tem sido um dos mais importantes na geração de emprego e oportunidade para a indústria caprichaba e contribui com o nosso desenvolvimento. A Federação das Indústrias nos dá mais uma oportunidade de avaliação ampla sobre o peso, a importância econômica e social do segmento de óleo e gás no Espirito Santo”, ressaltou o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Desde 2017, a Findes, em parceria com o FCPGE e por meio do Observatório Findes, é responsável pela produção deste anuário, que se consolidou como uma ferramenta estratégica para empresários, investidores e formuladores de políticas públicas. A publicação contribui para a transparência, o planejamento e o fortalecimento da cadeia produtiva de petróleo e gás no estado.

Com um setor em crescimento e com previsões otimistas para os próximos anos, o Espírito Santo reafirma seu protagonismo nacional na indústria de óleo e gás, buscando aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade e inovação.

Saiba mais no vídeo abaixo! 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.