Palestra deu início ao primeiro dia de debates na feira.
Redação TN Petróleo/Rodrigo MiguezA integridade dos reservatórios de petróleo e gás nos campos produtores no país foram tema de debate de especialistas do setor hoje no segundo dia de Brasil Offshore e o primeiro com as plenárias. Participaram da sessão integrantes da Petrobras, OGX, Schlumberger e Statoil. José Sergio Daher, Consultor Técnico de Reservatórios da Petrobras afirmou durante a sua apresentação que manter a integridade dos reservatórios é primordial para uma boa manutenção da produção de óleo e gás. Segundo ele, os principais problemas de integridade que são detectados nos poços dos reservatórios são de origem geomecânica e são fatores de perda de produção.
Para melhorar esses aspectos da integridade, o especialista apontou algumas soluções como o uso de fibra ótima no monitoramento online dos reservatórios, manifolds 100% operacionais e melhorar cada vez mais a geofísica na questão da aquisição de dados.
"A preocupação com a integridade do reservatório, além da procupação com as plataformas, é uma mudança de cultura que aos poucos vai acontecendo", afirmou. Já para Dirceu Bampi, engenheiro de Reservatório da Petrobras, que falou sobre o processo de desenvolvimento da produção de petróleo nos reservatórios incluiu alguns pontos-chave no momento da definição de um reservatório a ser explorado, como por exemplo a caracterização do reservatório, o TLD. Para ele, desde o início é preciso pensar no tipo de poços que serão usados no reservatório.
Fale Conosco
22