PPSA

Equipe da Pré-Sal Petróleo faz visita técnica à UFRJ

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/09/2021 15:36
Equipe da Pré-Sal Petróleo faz visita técnica à UFRJ Imagem: Divulgação PPSA Visualizações: 591

O diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo (PPSA), Eduardo Gerk, realizou esta semana uma visita técnica ao Núcleo Interdisciplinar de Dinâmicas de Fluido (NIDF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com objetivo de conhecer os estudos em curso no laboratório que contribuirão para melhores resultados nas operações no pré-sal brasileiro. O Núcleo está se dedicando a ensaios na área de incrustações inorgânicas, fenômeno comum aos poços produtores do pré-sal, que pode acarretar perdas de produção. Gerk esteve acompanhado do assessor de planejamento estratégico, Antonio Cláudio Corrêa e do gerente executivo, Antonio Carlos Capeleiro Pinto.

Recebidos pelos professores Átila Freire e Juliana Loureiro, ambos doutores em dinâmica dos fluidos, o time da PPSA conheceu diversos ensaios em andamento no NIDF, especialmente sobre incrustações inorgânicas de carbonato de cálcio, comum nos poços produtores do pré-sal. Foram apresentadas imagens obtidas com o microscópio eletrônico de varredura, mostrando como ocorre o crescimento dos cristais na parede da tubulação.

Foi possível conhecer também o projeto para avaliar o efeito do campo magnético sobre as incrustações de carbonato de cálcio. "É um trabalho muito inovador. É importante tanto a compreensão do fenômeno, quanto a possibilidade de encontrar formas para a evitar o depósito dos cristais. Neste momento, eles estão preparando um sítio de testes para avaliar como o campo magnético pode atuar para evitar a deposição das incrustações na parede da tubulação, no fundo do poço. Estamos na torcida pelo sucesso do projeto", disse Capeleiro Pinto.

Os professores apresentaram também o andamento dos ensaios sobre a confiabilidade e precisão de diferentes métodos para medição de vazão de correntes gasosas ricas em gás carbônico.

Por fim, a equipe da PPSA visitou o Centro Integrado de Manufatura Aditiva (CIMAD), que conta com impressoras 3D.Os equipamentos têm permitido ao NIDF fabricar seus próprios simuladores físicos em resina e em metal, além de peças sobressalentes.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19