Pré-sal

Equinor, Repsol Sinopec Brasil e Petrobras escolhem conceito para o projeto BM-C-33, no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/03/2021 21:27
Equinor, Repsol Sinopec Brasil e Petrobras escolhem conceito para o projeto BM-C-33, no Brasil Imagem: Cortesia Equinor Visualizações: 1572 (0) (0) (0) (0)

A Equinor e os parceiros da licença Repsol Sinopec Brasil e Petrobras aprovaram o conceito de desenvolvimento do BM-C-33, um campo de gás/condensado localizado no pré-sal da Bacia de Campos no Brasil.

"O BM-C-33 é um projeto-chave em nosso portfólio e a seleção de conceito é um marco relevante em nosso esforço para amadurecer o projeto. É importante otimizar e melhorar ainda mais o business case do projeto para torná-lo mais robusto para o mercado futuro", disse Geir Tungesvik, vice-presidente sênior de projetos da Equinor.

Divulgação

Os fluxos dos poços serão enviados para uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) localizada no campo. Tanto o gás como o óleo/condensado serão processados no FPSO, e o gás será escoado, já atendendo as especificações de venda. O óleo cru será descarregado por navios-tanque aliviadores e comercializado no mercado internacional após a transferência ship-to-ship (de navio para navio). Um novo casco foi selecionado para comportar 30 anos de vida útil do campo.

DivulgaçãoA solução de escoamento de gás é baseada em um gasoduto offshore desde o FPSO até uma nova instalação dedicada de recebimento de gás, onshore, dentro do terminal TECAB da Petrobras, em Cabiúnas, antes de se conectar à rede de transporte de gás nacional.

"O BM-C-33 contém volumes substanciais de gás. A conclusão da liberalização em curso do mercado de gás natural no Brasil, de acordo com o plano atual, é fundamental para o desenvolvimento adicional do projeto. BM-C-33 é um ativo que tem o potencial de gerar valor para a sociedade, tanto pela criação de empregos diretos e indiretos, e consequente efeito cascata, quanto pela oferta adicional de gás que pode contribuir para o crescimento industrial, como já aconteceu em outros países", afirma Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.

A capacidade de exportação de gás está planejada para 16 Mm3/dia (milhões de metros cúbicos por dia), com volume médio de escoamento estimado em 14 Mm3 / dia, o que representa um volume significativo com base na demanda atual do mercado de gás no Brasil. A capacidade diária de processamento de óleo é de 20.000 m3.

A seleção de conceito é a conclusão da avaliação técnica e comercial de vários conceitos de desenvolvimento e de opções de chegada à terra. O conceito escolhido fornece a solução mais robusta para desenvolver o projeto BM-C-33 e a cadeia de valor do gás.

Detalhes sobre o cronograma do projeto para as próximas janelas de decisão e início da produção ainda não foram concluídos.

Parceiros: Equinor (35% operador), Repsol Sinopec Brasil (35%) e Petrobras (30%)

Fatos

· O bloco está localizado no pré-sal da Bacia de Campos

· A descoberta foi feita pela Repsol Sinopec Brasil em 2012

· A Equinor se tornou a operadora em 2016

· Os reservatórios são complexos, caracterizados por um carbonato heterogêneo rico em sílica com cavidades, cavernas e fraturas

· A licença está localizada a aproximadamente 200 km da costa em profundidades de água de até 2.900 m

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22