Gás Natural

Entidades defendem retirada de gás processado e biometano do sistema monofásico de tributos - Reforma Tributária (PLP 68/2024)

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
03/01/2025 10:12
Entidades defendem retirada de gás processado e biometano do sistema monofásico de tributos - Reforma Tributária (PLP 68/2024) Imagem: Divulgação TBG Visualizações: 401 (0) (0) (0) (0)

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), a Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), a Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (ABRAGET) e a Associação Brasileira do Biogás e Biometano (ABiogás) manifestam preocupação em relação à inclusão definitiva do gás natural e do biometano no sistema monofásico do IBS e CBS, conforme o artigo 172, incisos IX e X do PLP 68/20241, aprovado pelo Congresso Nacional para regulamentação da reforma tributária. As entidades solicitaram ao presidente da República o veto para estes tópicos.

Na argumentação apresentada para que os dispositivos fossem vetados pelo Presidente da República, as entidades indicaram que o recolhimento via IBS e CBS único e no início da cadeia produtiva é adequado e recomendável para combustíveis líquidos, como gasolina e diesel, quando o objetivo é evitar a sonegação e a "pirataria", em um setor que envolve milhões de contribuintes finais. Entretanto, no caso do gás natural, inexiste o risco de evasão fiscal, uma vez que sua comercialização e movimentação ocorre por meio de sistemas de gasodutos contínuos e herméticos para controle e fiscalização.

As entidades ainda argumentam, que retirar o gás natural processado e o biometano do sistema monofásico não representará redução de arrecadação ou avesso ao sistema tributário pelo valor adicionado. Ao contrário, a inserção de ambos neste regime tributário segue na contramão do programa "Gás para Empregar", que visa reduzir os custos e aumentar sua competitividade,

Na avaliação das entidades, o regime monofásico poderá engessar o desenvolvimento de novos negócios e utilizações do gás natural como insumo industrial em suas diversas potencialidades (geração elétrica, fertilizantes, químicos), bem como criar um obstáculo ao aumento do uso do gás natural para a geração elétrica, vez que cria um cenário de provável bitributação, tornando a energia elétrica mais cara para todos.

Em carta dirigida ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 27 de dezembro, as entidades concluem que que os dispositivos são contrários ao interesse público, e que o veto é necessário para garantir a continuidade do desenvolvimento do mercado de gás natural brasileiro e a securitização desta matriz como a principal para consolidar a evolução energética nacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Nova solução voltada a produtores de biometano impulsion...
17/01/25
Apoio Offshore
Posidonia Inicia o ano recebendo nova Embarcação e muita...
17/01/25
Comemoração
ExxonMobil celebra 113 anos de Brasil e anuncia projeto ...
17/01/25
Petrobras
Produção e processamento de petróleo do Pré-Sal nas refi...
17/01/25
Oportunidade
Foresea está com vagas abertas para atuação onshore e of...
17/01/25
Negócio
Vibra conclui aquisição da Comerc Energia e se consolida...
17/01/25
Mato Grosso do Sul
Cristiane Schimidt lidera reunião estratégica para defin...
17/01/25
Curso
Omni Escola de Aviação abre novas vagas para curso de Pi...
16/01/25
Oportunidade
Ocyan realiza feirão de empregos em funções como pintor ...
16/01/25
Estudo
Em 2025, indústria de petróleo e gás deve focar em efici...
16/01/25
ANP
Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis ...
16/01/25
Combustíveis
Gasolina inicia 2025 com alta de 0,16%, acompanhada do e...
16/01/25
Resultado
Atvos divulga Relatório Anual da safra 2023/2024
16/01/25
Oportunidade
Firjan promove edições do Rede de Oportunidades em parce...
15/01/25
Reconhecimento
ExxonMobil nomeia Tenaris como Fornecedora do Ano de 2024
15/01/25
GNV
Tarifas de gás natural sofrerão redução em fevereiro
15/01/25
Resultado
Produção de etanol ultrapassa 32 bilhões de litros
15/01/25
ANP
Novo Modelo de Governança da ANP entra em vigor hoje (15/1)
15/01/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção...
15/01/25
Cogeração
Estímulo à cogeração pode ampliar segurança energética d...
15/01/25
Projetos
Por R$ 250 milhões, Porto Verão Alegre é o primeiro proj...
15/01/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.