Estaleiro

Enseada Indústria Naval entra com pedido de recuperação judicial

Redação/Assessoria
08/10/2019 14:19
Visualizações: 2807

A Enseada Indústria Naval acaba de ajuizar um pedido de recuperação judicial abrangendo R$ 2,3 bilhões de créditos concursais. A medida possibilitará a implantação de uma reestruturação financeira definitiva, de forma coordenada, segura e transparente, permitindo a continuidade das suas atividades operacionais e de sua função social de garantir e gerar empregos. A empresa segue normalmente com suas atividades.

A Enseada é um dos maiores investimentos da história da indústria de construção naval nacional de todos os tempos, sendo também um dos maiores investimentos privados da Bahia nos últimos 15 anos. A companhia já empregou mais de 9 mil trabalhadores, mas foi severamente impactada por uma profunda e duradoura crise no mercado de construção naval e offshore brasileiro e pelo cancelamento de projetos que estavam em execução. Essa crise já provocou a demissão de dezenas de milhares de trabalhadores em todo o País e a paralisação das atividades de diversos estaleiros nacionais.

Institucional

Desde o final de 2014, a Enseada vem envidando todos os esforços para enfrentar seus desafios empresariais e financeiros. Como parte desses esforços, a companhia apresentou, em 2017, um plano de recuperação extrajudicial visando reestruturar grande parte de seus passivos, o que de fato ocorreu. Entretanto, esse plano tinha como premissa a retomada, ainda que tímida, do mercado de construção naval e offshore no Brasil ao longo do triênio 2017-2019, o que, notadamente, não ocorreu.

Esse cenário adverso foi ainda agravado por alterações de políticas públicas e flexibilização de regras de conteúdo local (que foram os grandes indutores dos investimentos realizados neste setor na última década), tendo como resultado uma queda abrupta das potenciais encomendas do setor para a indústria nacional de construção naval e offshore.

A Enseada manterá todas as partes interessadas informadas sobre o assunto através do site www.enseada.com

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23