Descarbonização

Eneva impulsiona inovação voltada para descarbonização

Projetos em desenvolvimento para produção de Hidrogênio Verde e Azul são alguns dos destaques dos estudos que visam reduzir emissões na matriz energética

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/05/2024 10:39
Eneva impulsiona inovação voltada para descarbonização Imagem: Divulgação ENEVA Visualizações: 1937

A Eneva prevê impulsionar a inovação para projetos de descarbonização em 2024. São 12 iniciativas na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para soluções alinhadas aos princípios ESG da empresa. Entre esses projetos, destacam-se o Hidrogênio Azul, que visa aprimorar a reforma do gás natural para maximizar a produção de hidrogênio, contribuindo assim para a geração sustentável de energia. Outro destaque é a produção de Hidrogênio Verde, que será empregado em diversos processos, como na refrigeração da UTE Parnaíba II, no Maranhão. Cerca de R$ 20 milhões serão investidos nos projetos de P&D da empresa em 2024, em conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo Rafael Coitinho, diretor de Engenharia da Eneva, a empresa incentiva a inovação para contribuir significativamente com a descarbonização da matriz energética e promover uma transição segura e inclusiva. Ele destaca que a área de P&D desempenha um papel crucial nesse processo, desenvolvendo projetos que visam melhorar a eficiência operacional e promover a sustentabilidade.

O estudo sobre a produção de hidrogênio azul inclui o desenvolvimento de uma ferramenta computacional interativa para identificar e avaliar possíveis configurações de planta para a geração de energia elétrica, priorizando critérios econômicos e ambientais. O objetivo do projeto é determinar se é possível produzir eletricidade de forma eficiente e rentável usando hidrogênio azul. Isso seria feito através da reformulação do gás natural, incluindo uma etapa prévia que processa frações pesadas, e capturando o CO2 resultante em uma escala comercial.

Outro grande motivador deste projeto é atuar diretamente na descarbonização de termoelétricas movidas a gás natural. Um ciclo combinado tradicional atualmente emite em torno de 350 tonCO2/GWh.

O uso de um ciclo combinado de hidrogênio associado com captura de carbono pode reduzir emissões na faixa de 60% a 95% chegando a um índice na faixa de 17,5 a 140 tonCO2/GWh.
Quanto à produção de hidrogênio verde, a meta é instalar e demonstrar a operação de um eletrolisador com tecnologia nacional, cuja principal inovação será o desenvolvimento de um sistema com capacidade para controlar automaticamente a demanda de potência instantânea do equipamento e operar de acordo com modos pré-definidos, garantindo assim a geração de hidrogênio verde. Também serão identificadas e apresentadas novas oportunidades de negócios na cadeia de valor do hidrogênio, tanto em instalações já existentes em ativos da Eneva quanto em locais específicos para produção e comercialização de hidrogênio.

Outro projeto importante é o Imageamento Sísmico, que visa desenvolver softwares para atividades de exploração de gás natural, em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esses softwares serão capazes de produzir imagens precisas das estruturas geológicas, contribuindo para uma exploração mais eficiente e segura, além de aumentar a produção de energia elétrica através de usinas termelétricas.

Além das iniciativas em andamento, a Eneva também está finalizando alguns projetos em 2024, como o Data Life e os projetos GNL Opt e GIMPSI da CELSE. Esses projetos trouxeram benefícios significativos em segurança do trabalho, gestão operacional e otimização de processos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.