Pernambuco

Eneva firma primeiro contrato de “small scale” com Copergás para fornecimento de gás natural em Pernambuco

O fornecimento comercial está previsto para o final de agosto de 2024, marcando o início de um contrato de 3 anos de duração

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/07/2024 12:27
Eneva firma primeiro contrato de “small scale” com Copergás para fornecimento de gás natural em Pernambuco Imagem: Divulgação Visualizações: 1001 (0) (0) (0) (0)

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e geradora integrada de energia, anuncia a assinatura do primeiro contrato de fornecimento de gás natural no modelo “small scale” com a Copergás, distribuidora de gás em Pernambuco. A Companhia suprirá o gás a partir de suas concessões na Bacia do Parnaíba e será responsável pelas operações de liquefação, transporte e regaseificação do gás natural liquefeito (“GNL”), esta última acontecendo nas plantas de regaseificação da Copergás em Petrolina e Garanhuns, que serão operadas pela Eneva.

A Companhia terá o fornecimento de gás até atingir o limite máximo das quantidades contratadas. O acordo tem validade de três anos, a partir do início do fornecimento comercial, previsto para final de agosto de 2024, e perspectiva de entrega de até 35 mil m³/dia de gás natural em Petrolina e de até 5 mil m³/dia de gás natural em Garanhuns.

"O acordo com a Copergás é de extrema relevância porque representa o primeiro contrato da Eneva com uma distribuidora no modelo de small scale. Este é um passo crucial para viabilizar a criação desse mercado fora da malha, o que é uma das prioridades estratégicas da Companhia", afirma Marcelo Lopes, diretor-executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.

“A chegada da Eneva está em linha com a estratégia da Copergás para garantir uma maior diversificação no suprimento de Gás Natural. Um dos grandes desafios do mercado de gás natural é a baixa competitividade entre supridores, por isso, através de nossas chamadas públicas, estamos constantemente abertos a novas soluções de suprimento. Com a parceria da Eneva, temos agora a oportunidade de contar com um novo supridor, o que não só fortalece a segurança do nosso processo de interiorização, mas também proporciona melhores condições comerciais. Dessa forma, poderemos reduzir os custos operacionais e garantir um ambiente com melhor custo tarifário para nossos clientes”, afirma Felipe Valença, diretor-presidente da Copergás.

A assinatura do contrato consolida o plano de expansão de comercialização de gás natural para terceiros pela Eneva, e garante um fluxo de receita estável para a companhia ao utilizar parte da capacidade remanescente da planta de liquefação do Complexo Parnaíba.
 
Sobre a Eneva - Eneva é uma empresa integrada de energia, sendo a principal operadora privada de gás natural onshore no Brasil, atuando desde a exploração e produção até o fornecimento de soluções de energia. Com ativos em diversos estados brasileiros, a empresa opera 14 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 5,95 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, e o Complexo Solar Futura na Bahia, que iniciou operação em 2023.

Sobre Copergás - A Companhia Pernambucana de Gás – Copergás foi criada em 17 de setembro de 1992, pela Lei Estadual 10.656/1991, e entrou em operação em 1994. É responsável pela odorização, canalização e distribuição do gás natural em Pernambuco, atendendo aos mercados industrial, residencial, comercial, veicular, de cogeração de energia e a Refinaria Abreu e Lima. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a Copergás é uma empresa de economia mista com capital fechado. Tem como sócios o Estado de Pernambuco, que possui 51% de suas ações ordinárias; a Norgás S.A., detentora de 24,5% das ações, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, também com 24,5% das ações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
OceanPact assina contrato de R$ 697 milhões com Petrobra...
20/12/24
Curso
Firjan SENAI e PRIO promovem Hackathon Reação Offshore
20/12/24
Parceria
Petrobras assina Protocolo de Intenções com a CSN
20/12/24
Petrobras
Unidade de SNOX na RNEST entra em operação
20/12/24
Etanol
Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis ...
20/12/24
Evento
Transformação Digital na indústria offshore: como Dados,...
20/12/24
Energia Solar
Eneva declara comercialização total de Futura com novo c...
19/12/24
Negócio
PetroReconcavo avança em compra de 50% de infraestrutura...
19/12/24
Gás Natural
Eneva assina primeiro contrato de suprimento industrial ...
18/12/24
Canadá
CCBC abre escritório em Fortaleza para contribuir com a ...
18/12/24
Rio de Janeiro
Naturgy e Petrobras firmam acordo para nova redução do p...
18/12/24
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Shell Brasil vence Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 20...
17/12/24
Usinas Flexíveis
Confiabilidade do sistema elétrico dependerá de sistemas...
17/12/24
Brasil
PLP 68/2024: grave desequilíbrio no mercado de petróleo ...
17/12/24
Drilling
Constellation anuncia contrato de US$ 528 milhões com a ...
17/12/24
Combustíveis
Gasolina volta a subir após três meses de estabilidade, ...
17/12/24
Resultado
Shell NXplorers encerra sua 8ª edição no Brasil com resu...
17/12/24
Combustíveis
PLP 68/2024 : Regulamentação da Reforma Tributária Exten...
16/12/24
Pré-Sal
FPSO Alexandre de Gusmão sai da China a caminho do Brasi...
16/12/24
Margem Equatorial
Petrobras usará tecnologia da Nasa para monitorar a Marg...
16/12/24
PPSA
Produção de petróleo da União ultrapassa 100 mil bpd em ...
16/12/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21