Lançamento Editorial

Energia nuclear como forma de mitigar impactos ambientais é tema de livro

Energia Nuclear e Sustentabilidade, de Leonam dos Santos Guimarães e João Roberto Loureiro de Mattos, é o décimo volume da série Sustentabilidade que a Editora Blucher coloca no mercado no próximo dia 10, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Leonam é assistente da Presidência da Eletr

Redação
29/11/2010 11:09
Visualizações: 385
Energia Nuclear e Sustentabilidade, de Leonam dos Santos Guimarães e João Roberto Loureiro de Mattos, é o décimo volume da série Sustentabilidade que a Editora Blucher coloca no mercado no próximo dia 10, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Leonam é assistente da Presidência da Eletrobras Eletronuclear e João Roberto, Diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.

 

Coordenada pelo prof. José Goldemberg, a coletânea foi escrita por renomados pesquisadores nacionais que analisam o impacto do conceito de desenvolvimento sustentável no Brasil. Uma das metas da discussão é aprofundar a questão do crescimento populacional sem controle e da industrialização predatória. Isso, através de ações como: redução da poluição e da exaustão dos recursos naturais, por meio do uso de energia renovável.

 

No volume 10, os autores pretendem, por meio de uma linguagem acessível e dinâmica, introduzir o leitor na questão da sustentabilidade da energia nuclear. Analisam a demanda mundial por energia elétrica e a contribuição da opção nuclear numa economia menos dependente do carbono. Discutem também seus aspectos de segurança, confiabilidade, competitividade e custo além de fazerem considerações sobre os motivos pelos quais as energias renováveis ainda não vêm sendo aplicadas em escala global. Por fim, abordam a questão da aceitação pública e das perspectivas futuras.



SOBRE OS AUTORES:

LEONAM DOS SANTOS GUIMARÃES - Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval (1980) e em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (1986). Mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (1991) e em Engenharia Nuclear pelo Institut National des Sciences et Techniques Nucléaires da Universidade de Paris XI (1993), com estágio de pesquisa aplicada no Centre d´Etudes sur la Protection Dans le Domaine Nucléaire (1994-1995). Mestrado profissional em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (1996) e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (1999). Capitão-de-Mar-e-Guerra (reserva) da Marinha do Brasil. Assistente do Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronuclear desde 2005. Professor titular da Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado desde 2002. Membro do Standing Advisory Group on Nuclear Energy da Agência Internacional de Energia Atômica desde 2010.

 

JOÃO ROBERTO LOUREIRO DE MATTOS - Graduado em Engenharia Mecânica (1981), Mestre em Engenharia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e Professor Adjunto da Faculdade Pitágoras. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear e convencional, com ênfase principalmente nos seguintes temas: combustíveis nucleares, gerência de projetos e gestão da tecnologia e inovação. Possui várias publicações em anais de eventos e contribuições orais e escritas em eventos no Brasil e no exterior.
   
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20