TN Petróleo
Após três dias intensos de debates, palestras inspiradoras e oportunidades de networking, o Internacional Brasil Energy Meeting (iBEM 25) chegou ao fim, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do setor energético na América Latina. Com a participação de representantes de 25 países, o evento organizado em parceria entre a Austral, BrainMarket e Eolus, trouxe reflexões e soluções para os desafios da transição energética, valorizando a expertise adquirida no setor de óleo e gás, mas sem perder de vista a urgência das questões climáticas.
A Qualidados abriu a programação do dia na plenária One Energy, reforçando a importância da transferência de conhecimento no cenário da transição energética. A empresa destacou que, embora o conhecimento acumulado no setor de óleo e gás seja valioso, ele precisa ser complementado por novas práticas sustentáveis.
“O que nós conversamos hoje aqui é sobre a importância de não desprezar o conhecimento adquirido no óleo e gás, mas também não banalizar a questão climática no mundo. A Qualidados se coloca a disposição para transferir o know how, transferir conhecimento para clientes e empresas atuantes neste segmento”, destacou Marco Taveira, desenvolvedor de negócios na Qualidados e palestrante desta conferência.
Capacitação Profissional como Pilar da Transição Energética
Outra conferência de destaque neste último dia de programação do iBEM 25 aconteceu na Plenária de Integração Energética. A discussão girou em torno da necessidade de qualificação profissional para impulsionar as mudanças no setor. “Eu acho que a gente conseguiu mostrar aqui que esse é um problema complexo e que precisamos chegar num bom caminho para que possamos conduzir a transição energética que estamos precisando no país e no planeta”, enfatizou o mediador dos debates a respeito do tema, o pesquisador do Grupo de Estudos em Bioeconomia da UFRJ, Carlos Corrêa.
Ainda durante esta plenária, um dos palestrantes, o professor Artur Campos, líder do Centro de formação Profissional da Unit, falou sobre a parceria que começa a se estabelecer entre a BrainMarket e a Universidade. “A BrainMarket desenvolveu para nós um projeto chamado Qualipro, onde ela vai contactar as empresas e trazer para nós as dores e dificuldades delas para serem respondidas pela Universidade através do desenvolvimento de cursos sob medida, atendendo a essas demandas”, explicou Artur.
O Futuro da Energia nas Mãos da Juventude
A área One Energy também abriu espaço para os talentos do futuro, promovendo o diálogo entre jovens profissionais e empresas do setor em um ambiente planejado especialmente para essa interação. A iniciativa visa aproximar as novas gerações do mercado energético, garantindo inovação e renovação na área. É o que analisa Lia Medeiros, diretora de Comunicação, Sustentabilidade e Pessoas da TN, que mediou às discussões dentro desta plenária.
“Essa é uma oportunidade maravilhosa, poder fazer essa integração de jovens profissionais com as empresas do mercado de petróleo, gás e energia, dada a dificuldade que hoje nós encontramos no mercado de aproximar essa mão de obra qualificada das empresas contratantes. O objetivo dessa iniciativa é promover essa conexão, essa comunicação entre esses jovens profissionais e essas empresas num ambiente planejado, pensado exclusivamente para que eles possam viver essa interação e essa troca num ambiente sem barreiras”, disse Lia.
iBEM 25: Uma Edição Histórica e um Convite para 2026
o iBEM 25, em sua primeira edição já se destaca como o primeiro grande evento de energia da América Latina, abrindo caminho para futuras edições ainda mais impactantes. O sucesso foi tão grande que já está confirmada a edição de 2026, novamente no mês de março. É o que promete o diretor do iBEM e CEO da Austral Energy Consulting, Nicolás Honorato.
“Para nós foi uma alegria poder organizar e entregar um evento desta característica, desta diversidade, juntando todas as fontes de energia do Brasil, renováveis e não renováveis, para debates, discussões, ideias, interações, representantes vindos do Brasil e de fora do país. Queremos mostrar para o mundo o jeito brasileiro de fazer as coisas, de gerenciar essa integração energética. Já está confirmado sim o evento para ano que vem, nas mesmas datas, no início do ano, no mês de março, então, estão todos convidados”, enfatizou Nicolás.
Fale Conosco
13