Biogás

ENC Energy é destaque em maior comercialização de I-RECs de biogás do Brasil

Certificados I-RECs comprovam que a energia gerada pela empresa por meio do biogás de aterro sanitário é de origem limpa e renovável. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia gerada, neutralizando, assim, as emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente

Redação TN Petróleo/Assessoria
21/01/2022 15:28
ENC Energy é destaque em maior comercialização de I-RECs de biogás do Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 913

A ENC Energy é a primeira empresa do ramo a emitir o certificado I-REC. Em 2021, a companhia vendeu mais de 254 mil certificados I-RECs para a Ecom Energia.

Para 2022 a companhia almeja planos ambiciosos, por conta da alta demanda do setor. Somente na primeira quinzena de janeiro, já foram fechados contratos de vendas para, aproximadamente, 10% dos certificados previstos para o ano inteiro. "A ENC abastece mais de 100 clientes em todo o Brasil com a energia gerada em nossas usinas e com os I-RECs, os compradores poderão se certificar que o consumo veio de uma fonte renovável e limpa", avalia Henrique Fernandes, Gerente Comercial responsável pela comercialização na região nordeste brasileira.

O programa de certificação Internacional I-REC, representado no país pelo Instituto Totum, é um sistema global que contabiliza e rastreia a energia renovável. Ou seja, os I-RECs comprovam que a eletricidade produzida e consumida pelas empresas é proveniente de fonte renovável de energia. Cada certificado I-REC equivale a 1 MWh de energia gerada por fonte renovável.

"O Programa Brasileiro de Energia Renovável comemora em 2022 nove anos desde seu lançamento. É saudável notar que várias fontes de energia estão disponíveis para a escolha do consumidor, inclusive energia advinda do biogás, que traz outros benefícios ambientais relacionados", aponta Fernando Giachini Lopes, Diretor do Instituto Totum, responsável pelo Programa no Brasil.

A conquista obtida pela ENC Energy Brasil é de extrema importância para o país, pois mostra o potencial do biogás brasileiro com a geração de energia limpa e renovável. "A ENC sempre atuou para produzir energia de qualidade por meio de ações sustentáveis e sociais. Conquistar essas certificações demonstra que os ideais da companhia foram cumpridos com excelência", afirma Igor Urasaki, Diretor Comercial e de Novos Negócios.

Por meio das certificações, todos os consumidores de energia elétrica, tanto do mercado cativo quanto no mercado livre de energia, podem comprovar a rastreabilidade da energia que consomem. Cada usina registrada no sistema global I-REC tem sua energia rastreada, não havendo a possibilidade de duplicação de certificados.

Em 2021, o Brasil emitiu mais de 9 milhões de I-RECs certificados, mais que o dobro de 2020.  "Ter acesso a essas certificações eleva o mercado brasileiro de geração de energia a outro patamar, pois passamos a seguir as políticas e exigências internacionais realizadas pelos grandes compradores mundiais de energia renovável. O Brasil é o segundo maior em emissão de I-RECs do mundo, o que mostra o grande potencial do mercado brasileiro", comenta Igor.

De acordo com o Programa Brasileiro GHG Protocol, o consumidor de energia elétrica tem responsabilidade indireta das emissões de gases de efeito estufa ocasionada pela geração da sua energia consumida, considerada como emissão Escopo 2. Ao obter um I-REC, o comprador atesta que sua fonte energética teve emissão mínima ou zero, podendo ser reportado nos Inventários de Emissões GEE.

"A ENC Energy possui metas voluntárias de ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) e conquistar os I-RECs, além de estimular a geração de energia renovável no país, aumenta seu valor agregado perante o mercado, reforçando seu compromisso ambiental, social e de governança", conclui Urasaki.  
 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.