Rio Oil & Gas 2012

Empresas perseguem a produtividade em EPC

Debate fez parte de seminário realizado pelo Centro de Excelência em EPC.

Redação TN
21/09/2012 12:26
Visualizações: 696

O tempo de deslocamento de uma equipe entre o refeitório e a sua área de trabalho, num canteiro de obras, pode ser determinante do aumento de prazo e de custos de um projeto de engenharia. Esse foi um dos fatores de redução de produtividade mencionados no seminário realizado no quarto e último dia da Rio Oil & Gas, pelo Centro de Excelência em EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção).



"Parece óbvio tudo o que falamos aqui, mas o fato é que, muitas vezes esses aspectos não são devidamente considerados e, em projetos grandiosos, como são os do setor de óleo de gás, trazem perdas consideráveis", disse o diretor da ADEMI, Jose Octavio Alvarenga.



O engenheiro comentou, por exemplo, a importância da conclusão do projeto básico antes da contratação, assim como da otimização de documentos para aprovação do cliente. "É comum surgirem modificações excessivas em layouts e fluxogramas e o processo de aprovação tomar um tempo muito superior ao previsto".



Especificações técnicas muito severas também foram criticadas por Alvarenga: "com a grande oferta de equipamentos e materiais que temos hoje no mercado, é recomendável maior flexibilidade nas especificações".



Para identificar e corrigir gargalos da produção, a Petrobras mantém uma Política de Gestão da Produtividade, apresentada no seminário pela gerente da Unidade de Engenharia de Custos da Área de Engenharia, Tecnologia e Materiais, Cármen Heloisa Côrtes Telles. Ela explicou que um técnico de produtividade acompanha as atividades críticas nos canteiros de obra e, num PDA (Personal Digital Assistance), registra mínimos detalhes - tempo de paralisação de um funcionário e de mobilização para início e fim de tarefas, entre outros. Ao fim do dia, essas informações são reunidas e processadas, o que possibilita, por exemplo, a mensuração e análise dos recursos consumidos por hora de trabalho. "Identificadas as perdas de produtividade,  partimos para a elaboração de novas regras e rotinas de trabalho", disse a gerente.



Junto às suas associadas e com forte apoio da Petrobras, a ABEMI fez um mapeamento de atividades de construção e montagem e definiu 80 procedimentos recomendáveis. O Centro de Excelência, por sua vez, também vem realizando uma série de estudos detalhados sobre fatores que influenciam a produtividade em cada uma das áreas de EPC. Esses estudos foram apresentados pelos engenheiros do CE-EPC, João Mariano, Gilson Faissal, Octavio Pieranti, Danilo Gonçalves e Fabio Van den Byltardt.



"Os estudos são resultado do encontro que promovemos com todos os nossos associados. O Centro congrega as grandes operadoras, os especialistas (da cadeia produtiva) e universidades. Por reunir esse conjunto é que conseguimos elaborar um vasto mapeamento da produtividade em EPC", comentou Carlos Aguiar, vice-presidente do CE-EPC e consultor do IBP.



Junto à Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o Centro está trabalhando no uso de simuladores virtuais para capacitação profissional, testes e pesquisas. A demanda do setor de petróleo e gás por equipamentos de automação e simulação foi tema de uma breve apresentação feita pelo Diretor de Relações com o Mercado da Federação, Alexandre dos Reis.



Presidente do CE-EPC, Antonio Muller destacou que o Centro também tem uma parceria com o CII (Construction Industry Institute), com quem realizará um workshop de Produtividade e Ação, em novembro.  "Estamos perseguindo o estado da arte na engenharia de projetos", concluiu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.