Rio Oil & Gas

Empresas mineiras buscam negócios no Estaleiro Mauá durante a feira

<P>Representantes de 16 micro e pequenas empresas mineiras da cadeia produtiva de petróleo e gás visitaram, nesta quarta-feira (17) em Niterói/RJ, o estaleiro Mauá, uma das maiores empresas de construção naval brasileira. A visita foi promovida pelo Sebrae em Minas Gerais e a Rede Petro com o ...

Agência Sebrae de Notícias
18/09/2008 00:00
Visualizações: 691 (0) (0) (0) (0)

Representantes de 16 micro e pequenas empresas mineiras da cadeia produtiva de petróleo e gás visitaram, nesta quarta-feira (17) em Niterói/RJ, o estaleiro Mauá, uma das maiores empresas de construção naval brasileira. A visita foi promovida pelo Sebrae em Minas Gerais e a Rede Petro com o objetivo de prospectar negócios para as empresas.

Atualmente, o estaleiro Mauá é responsável pela construção de quatro navios para a Petrobras e pela plataforma fixa de extração de gás de Mexilhão, que será instalada no litoral norte do Estado de São Paulo. O estaleiro também faz reformas, adaptações de plataforma e modernização de frotas.

Somente para a construção da plataforma de Mexilhão serão investidos cerca de R$ 1 bilhão. Mais de 5 mil empregos diretos e indiretos serão gerados no projeto.

O gerente comercial do estaleiro Mauá, Paulo Couto, aproveitou o encontro para especificar quais documentos são necessários para as empresas que desejam se tornar fornecedoras de materiais e serviços para o estaleiro.

Gláucio Rodrigues, diretor da Macam Usinagem, localizada em Ipatinga/MG, disse que as pequenas empresas mineiras estão aptas para fornecer soluções para o setor de petróleo e gás. A maior exigência dos compradores é quanto à qualidade dos produtos. Possuímos toda a documentação que a Mauá exige para sermos fornecedores, afirma.

As empresas mineiras que visitaram o estaleiro atuam nos setores de metal-mecânico, tecnologia, robótica, instrumentos de precisão, válvulas, cabos, projetos industriais e eletro-eletrônico.

Para o consultor da Rede Petro, Cláudio Veras, os representantes do Estaleiro Mauá receberam bem os empresários, produtos e serviços mineiros. A visita é muito importante para apresentarmos nossa capacidade produtiva e conhecer as necessidades do cliente, afirma.

Novas oportunidades

O gerente do estaleiro Mauá, Paulo Couto, lembrou que a Petrobras executa atualmente 338 obras entre construção de navios, plataformas fixas e flutuantes. Dessas, apenas 28 obras são para o pré-sal. O cenário aponta boas perspectivas de crescimento. Para extrair óleo e gás da camada pré-sal, a Petrobras precisará de novos estaleiros, embarcações, sondas de perfuração e mão-de-obra qualificada. Esperemos um grande aumento da demanda de produtos e serviços para o setor, afirma Couto.

A camada pré-sal possui cerca de 200 mil metros de espessura e profundidade, que pode chegar a 7 mil metros abaixo da superfície do mar. Os reservatórios do pré-sal possuem 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura.

Eles abrangem desde o litoral do Espírito Santo até Santa Catarina. A produção do primeiro óleo nesta camada foi realizada na bacia de Campos/ES. A Petrobras estima que apenas o reservatório de Tupi, localizado na bacia de Santos/SP, poderá aumentar em 50% as reservas nacionais.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22