Siderurgia

Empresa alemã trouxe 600 chineses para obra de usina

Valor Econômico
19/07/2010 09:33
Visualizações: 614
O caso dos 600 chineses que foram trabalhar nas obras da coqueria do complexo siderúrgico controlado pelo grupo alemão ThyssenKrupp, em Santa Cruz, no Rio, é um dos que chamaram mais a atenção quanto à participação de mão de obra estrangeira no país. Atualmente existem apenas 150 técnicos chineses da Citic, uma gigante multinacional da China construtora de coquerias, no local.
 
 
O contrato original entre o grupo alemão e a Citic, para edificação da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), foi assinado em novembro de 2006 e continha cláusula de sigilo por envolver tecnologia própria. O documento envolvia compra de equipamentos, no valor de US$ 425 milhões à época, além de ter a originalidade de prever importação de mão de obra para trabalhar na instalação das três baterias de coque da usina.
 
 
O plano inicial era trazer para o Brasil 2 mil chineses para morar e trabalhar em Santa Cruz. Depois de intensas negociações com autoridades brasileiras, esse número foi reduzido para 600, a maioria engenheiros, que começaram a chegar ao Brasil no início de 2007.
 
 
 
A vinda desses trabalhadores que só falavam mandarim foi alvo de protestos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) carioca. A siderúrgica teve que apresentar ao Conselho Nacional de Imigração uma comprovação de que não conseguiu mão de obra especializada no país para executar o serviço. Segundo Agostinho Guerreiro, presidente do Crea, a preocupação da entidade foi preservar a mão de obra local.
 
 
O cronograma da CSA previa a conclusão da unidade de coque em novembro de 2008, mas as obras atrasaram. Em meados do ano passado, circularam rumores da existência de problemas de qualidade na construção da coqueria. Estariam surgindo rachaduras nas paredes de tijolos refratários vindos da China. Os chineses argumentaram que os atrasos decorreram da insuficiência de pessoal próprio para fazer o serviço.
Para solucionar essas dificuldades, a CSA contratou, no fim do ano passado, outra empresa, a UTC, para dar suporte aos chineses, cujo número foi reduzido para 200 técnicos. Agora, eles são apenas 150.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.