acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
China

EMBRAPII vai à China para intercâmbio de conhecimento em programa de inovação

24/04/2019 | 11h37

A China, uma das maiores economias do mundo, sedia a 15ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação e recebe o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Jorge Guimarães. O programa, realizado até 26 de abril, vai permitir a gestores, empresários e pesquisadores brasileiros conhecerem a estratégia chinesa para promover a inovação no país. O objetivo é favorecer a geração de novos negócios, bem como a conexão de cadeias produtivas, promovendo a cooperação entre empresas e instituições dos dois países.

Na programação estão previstas visitas em três cidades diferentes: Pequim, uma referência em tecnologia com mais de sete mil startups; Xangai, considerada a capital das fintechs (startups com foco em finanças); e Hangzhou, cidade líder mundial em comércio eletrônico com mais de um terço de todos os websites de e-commerce da China, entre eles o gigante Alibaba. Também está prevista palestra com técnicos do Torch Center, gabinete responsável pela formulação da estratégia de ciência, tecnologia e inovação chinesa.

O governo chinês colabora com treinamento, alocação de capital para pesquisa e desenvolvimento em universidades e centros focados em transferência de tecnologia, além de conceder incentivos fiscais para atrair capital estrangeiro. Somente em 2018, anunciou investimento de US$ 2,1 bilhões em inteligência artificial.

A imersão é uma iniciativa da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) e realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O roteiro da missão é organizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil e StartSe. Desde o lançamento do programa, em 2016, foram realizadas 14 edições, tanto no exterior (Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Holanda, Israel, Itália, Suíça), quanto no Brasil (das quais participaram 341 executivos, de 194 diferentes organizações).

Conheça a EMBRAPII

A EMBRAPII, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente, há 42 unidades credenciadas pelo país.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I (recursos não-reembolsáveis), enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar