PD&I

Embrapii firma primeira parceria com Engie Brasil Energia e intensifica nova fase de atuação no setor elétrico

Assessoria Embrapii
04/04/2025 23:19
Embrapii firma primeira parceria com Engie Brasil Energia e intensifica nova fase de atuação no setor elétrico Imagem: Divulgação Visualizações: 1455

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) assinou seu primeiro contrato com a Engie Brasil Energia, líder nacional entre empresas privadas de geração de energia 100% renovável. A parceria representa um marco importante para o novo escopo de atuação da Embrapii no setor elétrico, anunciado no ano passado, que visa fomentar projetos de inovação voltados à transição energética.

Com o contrato, a Engie Brasil Energia passa a contar com o apoio da Unidade Embrapii Certi para desenvolver soluções tecnológicas avançadas no monitoramento de perdas por fuga de corrente elétrica, um dos desafios em sistemas de geração. A tecnologia desenvolvida permitirá ganhos operacionais expressivos, além de maior segurança para usinas e plantas industriais.

O presidente da Embrapii, Alvaro Prata, destacou a importância da assinatura do primeiro contrato com a Engie Brasil Energia. "A parceria simboliza o tipo de colaboração que queremos fomentar: empresas com forte compromisso com a inovação e com a transição energética", declarou. "A assinatura desse contrato comprova a capacidade da Embrapii de apoiar soluções tecnológicas que ampliam a competitividade da indústria nacional", complementou.

A coordenadora de Inovação e Pesquisa e Desenvolvimento da Engie Brasil Energia, Caroline Dutra (foto), ressaltou o impacto do desenvolvimento de novas tecnologias para o fortalecimento do setor elétrico. "A gente tem muito orgulho de ver essa inovação saindo de dentro das nossas equipes. Esse apoio da Embrapii é um catalisador para algo que já fazemos naturalmente dentro de casa", afirma. Segundo ela, o uso do recurso obrigatório da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aliado ao modelo Embrapii fortalece o ecossistema de inovação da empresa.

O dispositivo em desenvolvimento tem como objetivo identificar fuga de energia com maior precisão e agilidade. A tecnologia se assemelha, por analogia, a um rastreamento hidráulico: ao injetar uma corrente no sistema, é possível acompanhar seu trajeto usando um amperímetro. A solução proporciona um diagnóstico preciso de falhas invisíveis nos sistemas elétricos, evitando curtos-circuitos, desligamentos e danos a equipamentos.

Segundo Caroline, o projeto nasceu há cinco anos após uma falha que expôs a limitação dos instrumentos disponíveis no mercado. A partir daí, a Engie Brasil Energia desenvolveu um protótipo internamente. Agora, com o suporte da Unidade Embrapii Certi, o projeto será aprimorado e escalado para uso comercial.

A assinatura do contrato simboliza o início de uma nova fase para a Embrapii, que passou a incluir CNAEs do setor elétrico em seu escopo em 2023. A mudança permite que empresas e startups do setor tenham acesso direto a recursos financeiros e à expertise das Unidades Embrapii para desenvolver soluções em energias renováveis e tecnologias sustentáveis.

Sobre a Embrapii - A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.