<P>“Conheci a Zona Franca de Manaus, que visitei anteriormente, e gostei muito do sistema de comércio ali praticado, mas estou impressionado com a imponência de Suape”. Com esse comentário, o embaixador da Coréia do Sul no Brasil, Choi Jong Hwa, sintetizou sua impressão sobre o Complexo Ind...
Suape“Conheci a Zona Franca de Manaus, que visitei anteriormente, e gostei muito do sistema de comércio ali praticado, mas estou impressionado com a imponência de Suape”. Com esse comentário, o embaixador da Coréia do Sul no Brasil, Choi Jong Hwa, sintetizou sua impressão sobre o Complexo Industrial Portuário de Suape, durante visita, nesta segunda-feira (23). Destacou, ainda, que “já tinha ouvido falar em Suape, mas não tinha noção da imensidão”.
O embaixador informou que, em relatório enviado à Presidência do seu país, já havia destacado a importância de uma possível cooperação econômica com Pernambuco. Detentora do primeiro lugar no mundo no setor de construção de navios, a Coréia do Sul representa uma excelente parceira para qualquer país do mundo, tanto na área econômica, como na tecnológica.
A visita de Choi Jong Hwa faz parte de um esforço do Governo do Estado na busca de estratégias de cooperação econômica entre Pernambuco e outros países que possuem tradição em transporte marítimo. É o que fez questão de declarar o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho. “Essa aproximação entre Coréia do Sul e Brasil é de fundamental importância nesse momento de ressurgimento da indústria naval brasileira, com destaque para nosso Estado, que se encontra na ponta desse crescimento”, destacou o secretário. E acrescentou: “A Coréia é um parceiro importante para fazermos alianças, pois, além de ser o país mais desenvolvido do mundo na indústria naval, é líder em fabricação de produtos eletrônicos”.
Por sua vez, o gerente geral de Projetos Estratégicos de Suape, Sidnei Aires, festejou a iniciativa sul-coreana em buscar informações para possíveis parcerias de negócios com nosso Estado. “O embaixador veio a Pernambuco para buscar informações, com o objetivo de divulgar Suape em seu país. E, como a Coréia do Sul possui o maior estaleiro do mundo, nos interessa a troca de tecnologia. Assim, a visita do embaixador poderia ser sintetizada numa frase: vender Suape para o mundo asiático’”.
O diplomata veio a Pernambuco acompanhado pelo conselheiro da Embaixada sul-coreana no Brasil, Park Dong Won, e por diretores do grupo Digimedia, Jong Ryeol Yang (presidente geral), Sang Pil Nani (vice-presidente) e Chang Ho Yoon. Em Suape, a comitiva foi recepcionada por Fernando Bezerra Coelho e Sidnei Aires, além do diretor de Planejamento e Urbanismo, Homero Bittencourt, do superintendente de Gestão Fundiária e Patrimonial, Inaldo Campelo, e do coordenador Executivo de Pesquisa e Prospecção, Silvio Leiming.
Fonte: Suape
Fale Conosco
21