GNV

Em Pernambuco, Copergás volta a bater recorde na venda de GNV

Redação/Assessoria
12/09/2019 11:37
Em Pernambuco, Copergás volta a bater recorde na venda de GNV Imagem: Divulgação Visualizações: 1952

Com o volume médio de 301.172m³/dia, o último mês de agosto estabeleceu um novo recorde de comercialização, alcançando um total de 16.564.716 m³ do Gás Natural Veicular (GNV) distribuído pela Companhia Pernambucana de Gás – Copergás. Isso representa um crescimento superior a 25% em 2019, consolidando o GNV como mais econômico, seguro e o combustível fóssil mais limpo – reduzindo sensivelmente a emissão de poluentes.

Advertisement

Publicidade

“A expansão sustentável do GNV em Pernambuco também é uma realidade para o gás natural nos segmentos industrial, residencial e comercial. Nos próximos meses, estaremos levando nossa rede de gasodutos de Camaragibe a Nazaré da Mata. E chegaremos aos polos turísticos de Muro Alto e Porto de Galinhas. No médio prazo, a Copergás pretende chegar com redes locais em Garanhuns e Petrolina. Vamos assegurar a infraestrutura necessária do gás natural para o desenvolvimento nessas regiões importantes do Estado”, afirma o presidente da Companhia, André de Campos.

De acordo com Fábio Morgado, assistente da Diretoria Técnica Comercial da Companhia, “a tendência de aumento nas conversões e, consequentemente, nas vendas do GNV, deve-se à competitividade que o mercado e a Copergás conseguem ofertar, ante o etanol e a gasolina, combustíveis contra os quais o gás registra economia superior 50% por quilômetro rodado.

“O mercado de GNV voltou a crescer, sobretudo para os motoristas de aplicativos, táxis, e os que usam o veículo para trabalhar, fazendo dele o combustível perfeito para o complemento de renda”, garante Bruno Sousa, supervisor do Segmento Veicular da Copergás.

De acordo com Tarcísio Dias, técnico operacional de Conversão e Suporte Técnico Copergás, “a população quebrou o mito do passado, de que o GNV pode danificar o motor, de que causa perda de potência ou que poderia ser inseguro. Atualmente, com os equipamentos de alta tecnologia embarcados nos kits de quinta geração, não existe mais nada disso. O kit GNV, quando instalado, em oficinas credenciadas ao Inmetro, não oferece nenhum risco, mantém o desempenho e ainda gera uma grande economia ao condutor.”

Hoje, Pernambuco possui frota superior a 61 mil veículos (números de junho/2019) que utilizam o GNV, de acordo com o Denatran. Nos últimos meses de junho e julho, foram realizadas mais de duas mil conversões líquidas para uso do gás natural. Pernambuco é o 5º maior mercado de GNV do Brasil (números de junho/2019), atrás apenas de Rio, São Paulo, Santa Catarina e Bahia. A expectativa do presidente André Campos é que, neste segundo semestre, o Estado passe a ocupar a 4ª posição no ranking.

Atualmente, existem disponíveis 68 postos com o gás natural veicular, instalados em 18 municípios do Estado (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Goiana, Garanhuns, Caruaru, Carpina, Belo Jardim, Pombos, Taquaritinga do Norte, Palmares e Camaragibe). A Copergás planeja, para este ano, mais 7 novos postos no Estado disponibilizando o GNV, além da chegada em outros municípios ainda em 2020, como é o caso de Tacaimbó, Paudalho, e Ipojuca.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23