Resultado

Em outubro o Brasil produziu 4,502 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d)

Redação TN Petróleo, Agência ANP
01/12/2023 13:35
Em outubro o Brasil produziu 4,502 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d) Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1986

ANP divulgou hoje (1/12) o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de outubro de 2023, que traz os dados consolidados da produção nacional. A produção total (petróleo + gás natural) foi de 4,502 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d).  

Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,543 milhões de barris por dia (MMbbl/d), uma redução de 3,5% na comparação com o mês anterior e aumento de 9,2% em relação a outubro de 2022.  

A produção de gás natural em outubro foi de 152,51 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d). Houve queda de 3,5% frente a setembro de 2023 e elevação de 2,5% na comparação com outubro de 2022.  

Pré-sal 

A produção total (petróleo + gás natural) no pré-sal, em outubro, foi de 3,441 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) e correspondeu a 76,4% da produção brasileira.

Esse número representa uma redução de 4,3% em relação ao mês anterior e um aumento de 9,5% na comparação com o mesmo mês de 2022. Foram produzidos 2,722 milhões de barris diários (bbl/d) de petróleo e 114,23 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural por meio de 148 poços.  

Aproveitamento do gás natural  

Em outubro, o aproveitamento de gás natural foi de 97,6%. Foram disponibilizados ao mercado 49,35 milhões de m³/d e a queima foi de 3,73 milhões de m³/d. Houve aumento de 11,8%, na queima, em relação ao mês anterior, e de 28,4% na comparação com outubro de 2022.  

Origem da produção  

Em outubro, os campos marítimos produziram 97,6% do petróleo e 86,2% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,28% do total produzido. A produção teve origem em 6.421 poços, sendo 515 marítimos e 5.906 terrestres.  

Campos e instalações  

No mês de outubro, o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 831,08 mil bbl/d de petróleo e 40,54 milhões de m³/d de gás natural. A instalação com maior produção de petróleo e gás natural foi a FPSO Guanabara na jazida compartilhada de Mero, com 179,752 mil bbl/d de petróleo e 11,56 milhões de m³/d de gás.  

Sobre o Boletim da Produção de Petróleo e Gás  

Além da publicação tradicional em .pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI). A ferramenta permite que o usuário altere o mês de referência para o qual deseja a informação, além de diferentes seleções de períodos para consulta e filtros específicos para campos, estados e bacias.  

Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.
Leia o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletins/boletim-mensal-da-producao-de-petroleo-e-gas-natural.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23