Gás natural

Em Manaus, gás natural atende o PIM com tarifa competitiva em nível nacional, divulga Cigás

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/07/2020 10:15
Em Manaus, gás natural atende o PIM com tarifa competitiva em nível nacional, divulga Cigás Imagem: Divulgação Visualizações: 938

O gás natural chegou a novas indústrias no ano de 2020, totalizando 56 atendidas pela rede de distribuição de gás natural no Amazonas. PCE, PAM Plásticos e Argamassa João de Barro se juntaram a empresas como Moto Honda, Samsung, Ambev, entre outras dezenas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Elas são beneficiadas pelo combustível com uma das tarifas mais competitivas do Brasil, de acordo com boletim de abril do Ministério de Minas e Energia.

Conforme a quarta edição deste ano do Boletim de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, a Cigás apresentou a segunda menor tarifa do país no segmento industrial. Para as indústrias do PIM que utilizam o gás natural em diferentes processos, como geração de vapor, aquecimento, secagem e outros, a economia pode atingir 45%, quando comparado com o combustível anteriormente utilizado por essas empresas.

Presente em praticamente todas as vias do Distrito Industrial de Manaus, a rede de distribuição de gás natural possui 137 quilômetros de extensão, permitindo que cada vez mais industrias possam se beneficiar das vantagens do gás natural. Neste ano, até junho, foram distribuídos em média diária mais de 112 mil metros
Institucionalcúbicos de gás natural, um crescimento de 14% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre as 183 empresas no cadastro da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com potencial de consumo de gás natural, 30% já foram atendidas pela Cigás. Estas, no entanto, são responsáveis por 74% de todo o volume médio diário demandado no segmento, segundo levantamento da Companhia. “O gás natural já supre uma parcela significativa da demanda no setor industrial do Amazonas”, destacou o diretor técnico e comercial Clovis Correia Junior.

Clovis observa que a matriz industrial do Amazonas é composta por empresas que consomem relativamente pouco volume de gás natural em comparação com perfil industrial de outros estados. “Não há em nossa região indústrias que demandam uma grande quantidade de energia térmica, como petroquímicas, siderúrgicas, segmento têxtil, vidreira, dentre outras. Por isso a Cigás, através de orientação do Governo do Estado, está em processo de contratação de uma consultoria com objetivo de mapear e prospectar para o Amazonas novas indústrias com potencial de consumo de gás” revelou.

Segundo o Boletim Energético Nacional de 2019, os setores de química, cerâmica branca e ferro foram os que mais consumiram gás natural no Brasil em 2018, ultrapassando 50% da demanda total. “Acreditamos nesse trabalho voltado aos novos negócios com potencial energético como fator de desenvolvimento do estado”, complementou o diretor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25