Redação TN Petróleo/Assessoria
A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, anuncia hoje (28/11) a mudança no comando da companhia a partir de janeiro de 2023. Roberto Prisco Paraiso Ramos assumirá a liderança da Ocyan pela segunda vez, depois de oito anos. O atual presidente, Roberto Bischoff, deixará suas atribuições no final de 2022 para seguir um novo desafio em outra empresa do Grupo Novonor, após passagem de mais de três anos à frente do negócio. A fase de transição ocorrerá em dezembro.
Em sua trajetória como CEO da Ocyan, Roberto Bischoff obteve marcos históricos de desempenho financeiro, operacional, segurança, conformidade, bem-estar e reputação. Além disso, em sua gestão, a empresa retomou as atividades de MSO (Manutenção e Serviços Offshore) e construção submarina, ampliando o quadro de integrantes de 2.200 para 4.200. Bischoff firmou ainda externamente seus compromissos da agenda ESG, com foco na transição energética e em diversidade e inclusão, assumindo posição de grande destaque no ecossistema de inovação do setor, a partir da criação de uma vice-presidência de Inovação e Novos Negócios.
Em substituição, Roberto Prisco Paraiso Ramos, atualmente membro do conselho de administração da Ocyan, assumirá a direção da companhia em 2023. Formado em engenharia mecânica pela UFRJ, com pós-graduação em Programa de Desenvolvimento Gerencial pela Harvard Business School, além de mestrando pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, Ramos retorna à presidência da Ocyan, ocupada por ele entre 2010 e 2014. Ao longo dos últimos 7 anos, o executivo vem contribuindo como conselheiro da empresa, sendo membro do comitê de Finanças e coordenador do Comitê de Estratégia e Inovação.
Roberto Prisco Paraiso Ramos chega a Ocyan com o desafio de dar continuidade ao planejamento estratégico da empresa, avançando com a agenda ESG e processos de transformação digital, inovação e de novos negócios ligados à transição energética.
A Ocyan é o braço da Novonor no mercado de óleo e gás. A companhia oferece soluções para toda a cadeia de exploração da indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Atualmente, conta com cinco sondas de perfuração, dois FPSOs (floating, production, storage and offloading) da frota própria na joint venture Altera&Ocyan (50/50), além de operar outros dois FPSO. Todas as embarcações seguem com contratos ativos e alta performance. A Ocyan atua ainda em projetos de manutenção e instalação de equipamentos e de descomissionamento de estruturas submarinas da indústria de óleo e gás.
A empresa tem sede no Rio de Janeiro, com bases operacionais em Macaé (RJ), Santos (SP) e Itajaí (SC), além de um escritório em Viena, na Áustria.
Fale Conosco
21