Inovação

Em Criciúma, SC, ministro Bento Albuquerque conhece projeto inédito na América Latina

Redação/Assessoria MME
28/05/2019 12:01
Visualizações: 284

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou no dia 24/05, da inauguração de uma planta piloto que promete abater 2,5 toneladas de CO2 por dia. O projeto, que está em fase de testes, foi desenvolvido por pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) em parceria com a Eneva S/A. O evento ocorreu em Criciúma (SC).

As pesquisas para a elaboração do projeto, que é pioneiro na América Latina, começaram em 2013. A planta utiliza um material sólido, as zeólitas, que são adsorventes, e funcionam como uma espécie de filtro.

O ministro também recebeu informações sobre a cadeia produtiva do carvão mineral. Segundo ele, “é fundamental esse envolvimento entre a indústria e a pesquisa, principalmente envolvendo a inovação”.

“Tenho convicção, por tudo o que vi aqui e tudo o que já tenho conhecimento, que esse é o futuro sustentável. É disso que o mundo precisa: menos carbono. O Brasil é um exemplo para o mundo, porque 50% da nossa energia é proveniente de energia renovável, e no setor elétrico mais de 80% é renovável. Já somos um exemplo para o mundo em termos de controle do carbono e, com certeza, continuaremos sendo uma referência mundial nesse setor. Para mim, estar aqui hoje, é um motivo de orgulho”, finalizou Albuquerque.

Fórum Parlamentar

O ministro encerrou sua visita ao município participando, juntamente com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do Deputado Daniel Freitas, do terceiro encontro regional do Fórum Parlamentar Catarinense, ocorrido na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19