Gás Natural

Em Alagoas, rede de distribuição conta com sistema de monitoramento em tempo real

Assessoria Algás/Redação
24/06/2016 10:46
Visualizações: 1031

Um dos investimentos da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, é em tecnologias que ofereçam segurança e atendimento eficiente para seus clientes. Nesse sentido, a Companhia desenvolveu um sistema de monitoramento e automação a partir do qual é possível acompanhar desde a pressão do gás na rede até o consumo de cada cliente monitorado.

Trata-se do Sistema de supervisão, aquisição e monitoramento de dados, conhecido como Sistema Supervisório da Algás, que disponibiliza todos as variáveis que envolvem a rede de gasodutos, a distribuição do gás natural e o volume de consumo dos seus clientes. É o que explica Paula Silva, engenheira da gerência de operações da Companhia.

“Com o sistema supervisório, é possível observar em tempo real a pressão, vazão, temperatura, a composição desse energético, dentre outras aspectos. Dessa forma, estamos analisando diariamente o serviço oferecido aos nossos clientes residenciais, comerciais, industriais e postos de combustíveis”, explica Paula.

Ainda de acordo com a engenheira, o programa possui um controle de alarmes de emergência com avisos instantâneos. “Quando o sistema identifica qualquer alteração que fuja dos padrões estabelecidos, a equipe da Algás é avisada de imediato por meio de alarmes e e-mails automáticos. Isso nos permite agir de forma mais rápida e eficiente”, informa.

A Companhia possui um mapeamento de toda rede de distribuição de gás natural, o qual mostra a localização das válvulas que estão distribuídas pelos mais de 50 bairros de Maceió. Em casos de emergências, os profissionais da Companhia podem identificar essas válvulas e bloqueá-las quando necessário.

De acordo com a Algás, outro importante mecanismo de segurança são as estações de regulagem e pressão, conhecidas como ERPs. Elas controlam a pressão do gás natural canalizado e são igualmente monitoradas pelo sistema supervisório.

Também é possível realizar o controle de odorização do gás natural de forma automática. “É através da adição dessa substância que as pessoas conseguem identificar se existe algum vazamento, pois o gás natural em si não tem cheiro”, finalizou Paula.

O gerente de tecnologia de distribuição do gás natural da Algás, Zilberto Medeiros, afirma que o programa de monitoramento foi planejado de modo a ampliar a segurança de todos os usuários do serviço.

“A segurança é um dos principais atributos para quem escolhe utilizar esse energético. Além das tecnologias e da modernização da distribuidora alagoana, o gás natural por ser mais leve do que o ar se dispersa rapidamente na atmosfera”, completa Zilberto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.