Biocombustíveis

Eletrificação com biocombustíveis é solução moderna e eficiente para mobilidade, diz Plinio Nastari da Datagro

Redação/Datagro
21/02/2019 22:48
Visualizações: 255

Ao participar do Seminário Futuro da Matriz Veicular no Brasil, realizado hoje (21), na sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o presidente da Datagro Consultoria, Plinio Nastari, defendeu a eletrificação através de biocombustíveis como uma solução moderna, limpa e eficiente para a mobilidade.

Em sua apresentação, Nastari destacou os números de produção de biocombustíveis no Brasil em 2018, que ultrapassou 38 bilhões de litros, somando biodiesel (5,35 bi de litros, etanol anidro (10,44 bi de litros) e etanol hidratado (22,49 bi de litros). Este último segue com consumo em alta no Brasil, com crescimento de 42,1% em 2018.

Com esse cenário de alta na produção de combustíveis limpos, o executivo destacou que o Brasil já possui tecnologias para atingir níveis de eficiência energética, com baixa emissão de gases poluentes e ainda com preços acessíveis ao consumidor.

No entanto, essas novas tecnologias não deverão vir a partir das baterias. "A densidade energética dos combustíveis líquidos é muito maior do que a das baterias", destacou, Nastari. Ainda de acordo com ele, a baixa densidade energética deste item limita o alcance dos veículos, o que acaba elevando o seu custo.

Diante desse cenário, o presidente da Datagro apresentou outras soluções para a eletrificação da rota, entre elas, a célula a combustível movida a hidrogênio, além do desenvolvimento de carros híbridos flex, que combinados com o uso de biocombustíveis "darão longevidade e sustentabilidade ambiental para o uso de reservas de combustíveis tradicionais, de forma econômica e acessível para o consumidor".

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19