Internacional

EIA reduz previsão para demanda global por petróleo após surto de coronavírus

Reuters, 12/02/2020
12/02/2020 09:15
Visualizações: 1427

A Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) reduziu nesta terça-feira sua projeção de crescimento da demanda global por petróleo neste ano em 310 mil barris por dia (bpd), em meio a uma epidemia de coronavírus que tem impactado o consumo de petróleo na China, segunda maior economia global.

A agência do governo dos Estados Unidos cortou a estimativa para a demanda global em 2020 para 101,74 milhões de toneladas, um crescimento de 1,03 milhão de bpd.

Após mais de mil mortes e semanas de incerteza que agitaram os mercados financeiros globais e levantaram temores de uma desaceleração no crescimento econômico, o principal assessor médico da China em relação à epidemia disse que as infecções podem acabar em abril.

"A AIE espera que restrições a viagens em resposta ao coronavírus, junto com a desaceleração econômica associada na China, devem reduzir a demanda por petróleo e manter os preços do petróleo abaixo dos 60 dólares por barril no primeiro semestre deste ano", disse a administradora da AIE, Linda Capuano.

Os preços do petróleo atingiram mínima de 13 meses nesta semana, com o Brent, referência global, recuando para cerca de 53 dólares o barril devido a preocupações com uma potencial destruição da demanda pela commodity.

A redução na projeção de crescimento da demanda global também reflete temperaturas mais quentes que o normal em janeiro em grande parte do hemisfério norte, disse a AIE.

Por outro lado, a AIE reduziu sua previsão de crescimento para a produção de petróleo dos EUA, que se tornaram o maior produtor global ao ultrapassar a Arábia Saudita e a Rússia.

A produção dos EUA deve crescer em 960 mil bpd em 2020, para um recorde de 13,2 milhões de bpd, ante previsão anterior da AIE de expansão de 1,06 milhão de bpd. Em 2021, ela deve crescer em 360 mil bpd, para 13,56 milhões de bpd.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.