Energia solar

EDP Brasil pretende ter 1 GW em usinas solares no Brasil até 2025, diz diretor

Reuters, 26/04/2021
26/04/2021 17:15
Visualizações: 1671

A Energias do Brasil (ENBR3), do grupo europeu EDP Energias de Portugal, tem meta de chegar a 2025 com usinas solares em operação no Brasil que somem 1 gigawatt em capacidade, disse um diretor da companhia nesta segunda-feira, durante evento online com investidores.

Os planos da elétrica representariam um forte avanço na fonte renovável, uma vez que a EDP Brasil possui atualmente apenas 50 megawatts em instalações solares operacionais no maior país da América Latina.

“Nós temos a ambição de até 2025 chegar a 1 gigawatt”, disse o diretor financeiro da EDP Brasil, Henrique Freire, ao comentar a estratégia da companhia.

Ele disse que essa expansão deve envolver parcerias com outra empresa do grupo EDP, a EDP Renováveis, além de possíveis aquisições e projetos a serem conquistados em licitações promovidas por corporações que buscam se abastecer com energia limpa, como foi o caso de um acordo com o Banco do Brasil.

Só não estão no radar da companhia empreendimentos de geração solar de grande porte para venda da produção em leilões realizados do governo para atender à demanda do mercado regulado.

Divulgação

Segundo o diretor, se o grupo EDP participar esse tipo de projetos no mercado regulado, isso ocorrerá por meio da EDP Renováveis.

Mais cedo durante o evento com acionistas, o presidente da EDP Brasil, João Marques da Cruz, disse que a estratégia da empresa também passa pela venda de usinas ou linhas de transmissão operacionais para bancar novos investimentos, o que o grupo tem chamado de “rotação de ativos”.

“Nós acreditamos na rotação de ativos”, afirmou ele, ao comentar que linhas de transmissão poderiam ser colocadas no mercado tão logo tenham obras concluídas.

A EDP Brasil tem planos de investir um total de 10 bilhões de reais no país entre 2021 e 2025.

Desse montante, negócios em geração solar devem receber cerca de 3 bilhões de reais, enquanto a área de transmissão deve ter aportes de 0,8 bilhão.

Já os ativos de distribuição da EDP Brasil devem ter investimentos de 6 bilhões de reais até 2025, quase o dobro dos 3,1 bilhões registrados no período de 2016 a 2020.

Com isso, a empresa espera conseguir entregar crescimento de entre 8% e 10% ao ano nos lucros operacionais medidos pelo Ebitda no período até 2025.

A estratégia da EDP para os próximos anos envolve ainda a transformação da empresa em uma companhia verde até 2030, com o grupo deixando de controlar ativos de geração a carbono até 2025.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.