Sustentabilidade

Ecosan destaca inovações sustentáveis no ABIMAQ Inova

Redação TN Petróleo/Assessoria Ecosan
29/10/2024 15:31
Ecosan destaca inovações sustentáveis no ABIMAQ Inova Imagem: Divulgação Ecosan Visualizações: 2337

A Ecosan, empresa líder em engenharia das águas desde 1983 e dedicada a transformar os desafios ambientais em soluções inovadoras, participou do ABIMAQ Inova 2024, evento que reuniu líderes da indústria para discutir as tecnologias que estão moldando um futuro sustentável. Durante o painel "Tecnologias Sustentáveis e Economia Circular", André Ricardo Telles, CEO da Ecosan, apresentou as iniciativas da empresa para promover a economia circular e a gestão eficiente dos recursos hídricos.

No painel, moderado pela jornalista Rosana Jatobá, Telles falou sobre os desafios e oportunidades na área de tratamento de água e efluentes, enfatizando o papel das tecnologias na preservação dos recursos naturais. “A Ecosan tem 40 anos de história e sempre liderou a nacionalização de tecnologias, oferecendo soluções que permitem o uso consciente da água, tanto no setor industrial quanto no saneamento básico”, afirmou.
 

A Ecosan mantém uma relação próxima com empresas de grande porte, como a Petrobras e a Raízen, além da própria ABIMAQ, o que permite a empresa integrar tecnologias inovadoras e fornecer soluções robustas para diferentes industrias.

A companhia trabalha com uma ampla gama de soluções inovadoras, como projetos de dessalinização e recuperação de efluentes, que têm impacto positivo tanto no Brasil quanto em projetos internacionais. Um exemplo é a implementação de uma estação de tratamento na África, que beneficia aproximadamente 90 mil pessoas ao tratar o efluente doméstico para reutilização. A água tratada é então destinada a um parque industrial que atende 110 empresas, demonstrando o compromisso da Ecosan em entregar soluções que promovam o reaproveitamento e a sustentabilidade.

“A colaboração é fundamental para o sucesso. Trabalhamos com parceiros como WEG, Schneider e Embrapii para entregar soluções completas ao mercado”, ressaltou Telles, pontuando que, apesar dos avanços, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de infraestrutura hídrica e soluções sustentáveis. “O Brasil possui uma engenharia de excelente qualidade. Dentro desses ambientes de colaboração e sustentabilidade, que são fantásticos, as empresas precisam se unir em um esforço colaborativo para entregar soluções funcionais e sustentáveis para o mercado.”

O CEO completou ainda sobre o papel da governança ambiental na preservação do valor de mercado das empresas. “Nossa abordagem ESG 4.0 utiliza tecnologia e inteligência artificial para garantir que os investimentos das empresas realmente gerem os resultados esperados, tanto para a organização quanto para a sociedade”, explicou.

Finalizando sua participação, André Telles destacou a paixão da Ecosan pelo meio ambiente e o impacto positivo de seus projetos, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele comentou que transformar rios poluídos e devolver a qualidade de vida às comunidades locais é um dos grandes motivadores da empresa, que busca sempre fazer a diferença através de suas soluções tecnológicas e garantir que os recursos hídricos sejam usados de forma consciente e sustentável, preservando-os para o abastecimento público e o saneamento básico. “É inspirador ver o impacto positivo de nossas soluções. Transformar rios poluídos e devolvê-los às comunidades em boas condições é o que nos move”, finalizou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23