Acordo

Ebse fecha parceria com a Petrobras

A Ebse, empresa do Grupo MPE fabricante de tubos, equipamentos e componentes para as indústrias petrolífera, siderúrgica, nuclear e de papel fechou termo de cooperação com a Petrobras para testar os tubos que serão utilizados na exploração do p

Jornal do Commercio
14/09/2009 09:46
Visualizações: 526 (0) (0) (0) (0)

A Ebse, empresa do Grupo MPE fabricante de tubos, equipamentos e componentes para as indústrias petrolífera, siderúrgica, nuclear e de papel fechou termo de cooperação com a Petrobras para testar os tubos que serão utilizados na exploração do pré-sal. A petroleira, por meio do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), desenvolverá os tubos e os enviará à Ebse para que a empresa realize os testes no material.

A Petrobras está desenvolvendo tubos que suportam pressão e temperaturas elevadas e que não sofrem corrosão em contato com gás carbônico. Após período de testes, a estatal fará concorrência para contratar fornecedor dos equipamentos. De acordo com o presidente da Ebse, Carlos Maurício Lima de Paula Barros, por conta de sua empresa já ter contrato de cooperação com a Petrobras, ela sai na frente na disputa. "Se tudo der certo nos testes, vamos competir para fabricar os tubos. Temos a vantagem de conhecer de perto o produto", disse Carlos Maurício.

Além do termo de cooperação, a empresa renovou por mais dois anos contrato de fornecimento de tubos de revestimento para a Petrobras. Esses tubos sustentam o poço após a perfuração do solo. Há cinco anos a empresa possui contrato para fornecimento do produto para a Petrobras. fábrica no nordeste. Segundo Carlos Maurício, no Brasil, apenas três empresas fornecem esse equipamento para a Petrobras: a Ebse, a Confab e a Vallourec. Só a plataforma de Mexilhão recebeu 3 mil toneladas de tubos, estruturais e de condução da companhia.

A companhia participa ainda de licitação para o fornecimento de equipamentos para os FPSOs P-58 e P-62 e para as plataformas P-61 e P-63.

Na produção de equipamentos pesados, a empresa está investindo em novas tecnologias. A companhia fechou contratos de intercâmbio de tecnologia com empresas holandesas e alemãs. Com a holandesa Bronswerk, para a fabricação de separadores - que separam petróleo de outros componentes, como água. Os contratos preveem que as estrangeiras enviem componentes do equipamento para cá, para que a brasileira os monte em sua fábrica no Rio de Janeiro. Com a alemã Böeler, a Ebse está importando tecnologia de soldagem de equipamentos.

"Nosso investimento é voltado principalmente para aquisição de tecnologia e treinamento de pessoal, já que nossa fábrica no Rio de Janeiro dispõe de boa área e nossa capacidade de produção está de acordo com o que estamos atendendo", disse Carlos Maurício.

A fábrica, localizada na região de Santíssimo, possui 100 mil metros quadrados e conta com cerca de 500 funcionários. O faturamento em 2008 foi de R$ 160 milhões".

A companhia pretende ainda construir uma nova fábrica na Região Nordeste, preferencialmente em Pernambuco. Segundo Carlos Maurício, o objetivo é estar mais perto de empreendimentos estratégicos na região, como o Porto de Suape e a Refinaria Abreu Lima (Renest).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21