Energia Solar

Durante evento no Amazonas empresários debatem oportunidades em energia solar no estado

Próxima edição do ABSOLAR Meeting Norte, que acontece no dia 28 de junho, conta com apoio do Portal Solar, franquia de energia solar que está em busca de 200 novos candidatos a empreendedores

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/06/2022 15:38
Durante evento no Amazonas empresários debatem oportunidades em energia solar no estado Imagem: Divulgação Visualizações: 193

A geração de energia elétrica a partir de paineis solares já proporcionou mais de R$ 312 milhões em investimentos no Amazonas e abastece atualmente cerca de 4,9 mil consumidores na região. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), o uso da tecnologia já gerou quase 2 mil empregos locais desde 2012.

O mercado de energia solar segue em crescimento no País, impulsionado pela conta de luz que não para de subir (o reajuste foi de 16% no Amazonas em 2021). Por isso, empresários do estado vão se reunir, no dia 28 de junho, em Manaus, para debater como ampliar a autoprodução de energia elétrica em casas, comércios e indústrias.
 
O Portal Solar, por exemplo, abriu 50 microfranquias nos primeiros cinco meses deste ano, crescimento de 40% em relação a dezembro de 2021. Com oito anos de atuação no mercado, a empresa completa um ano franchising brasileiro e prevê selecionar mais 200 franqueados até o final de 2022.
 
Para o gerente-geral do Portal Solar Franquia, Felipe Sapucahy, que estará no evento, a energia solar na região amazônica é essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, já que, em muitas comunidades, ainda há precariedade de abastecimento energético e uma forte dependência de geradores a diesel, mais caros e poluentes.
 
“Assim, o crescimento da energia solar na região tem sido fundamental para melhorar a qualidade da energia elétrica nas cidades e nas comunidades isoladas, garantindo mais segurança, autonomia e independência aos consumidores a partir de uma fonte limpa e renovável”, comenta Sapucahy.
 
O Amazonas possui atualmente mais de 3,8 mil sistemas de geração própria de energia solar operacionais, espalhados por 34 cidades, ou 54,8% dos 62 municípios da região, que garantem redução na conta de luz, maior autonomia e sustentabilidade aos cidadãos amazonenses. O estado possui atualmente 60,3 megawatts (MW) de potência instalada, somando sistemas em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
 
O evento contará com palestras de especialistas e autoridades sobre os avanços da energia solar na região e no Brasil, o desenvolvimento econômico, ambiental e social a partir da fonte fotovoltaica, os modelos de financiamento de projetos e o avanço do empreendedorismo no segmento, entre outros.
 
Serviço
ABSOLAR Meeting Norte
Data: 28 de junho de 2022
Horário: das 8h às 17h30
Local: Studio 5 Centro de Convenções
Avenida Rodrigo Otávio, 3555 (Manaus – AM)
 
 
Programação
8h às 9h – Credenciamento

9h às 10h30 – Cerimônia de abertura

10h30 às 11h – Coffee break

11h às 12h30 – Painel 1: Oportunidades e desafios da geração própria solar: legislação, tributação e conexão

12h30 às 14h – Almoço

14h às 15h20 – Painel 2: Financiamento para energia solar FV

15h20 às 15h50 – Coffee break

15h50 às 17h10 – Painel 3: Inovação tecnológica para a região amazônica

17h30 – Encerramento
 
Mais informações do evento no link: http://absolarmeeting.org.br/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

10