<P>O grupo espanhol Dragados Serviços Portuários e Logísticos, líder na movimentação de contêineres da Espanha, anunciou ontem o seu segundo grande investimento no Brasil. Depois de comprar em julho do ano passado 50% da Terminal Santa Catarina S/A (Tesc), empresa que opera o principal termin...
ValorO grupo espanhol Dragados Serviços Portuários e Logísticos, líder na movimentação de contêineres da Espanha, anunciou ontem o seu segundo grande investimento no Brasil. Depois de comprar em julho do ano passado 50% da Terminal Santa Catarina S/A (Tesc), empresa que opera o principal terminal do porto de São Francisco do Sul, está investindo um total de R$ 100 milhões em parceria com a sócia Porto Novo, detentora dos outros 50% da Tesc, na ampliação das operações.
De acordo com Alberto Raposo, representante da Porto Novo, os investimentos estão sendo divididos entre os dois sócios da Tesc, e serão destinados à construção de mais um berço de atracação (hoje existe somente um), no aumento da profundidade do calado de 11 para 14 metros, aumento do píer de 225 metros para 278 metros e para alargar a ponte de acesso de 28 para 52,5 metros. As obras, com conclusão prevista para daqui 14 meses, permitirão que a movimentação de contêineres passe de 300 mil/ano para 700 mil/ano.
Os investimentos representam o segundo grande montante empreendido pelo grupo espanhol no Brasil. No ano passado, a Dragados pagou R$ 75 milhões por metade da companhia catarinense. Segundo Gustavo Ferrer, espanhol que administra as operações da Tesc em São Francisco, estão em análise outros investimentos em portos com parceiros, mas são apenas estudos. Ele explica que as operações representam oportunidades, uma vez que há grande carência de portos, em uma economia que vem apresentando crescimento. A Dragados, cujo faturamento mundial gira em torno de 15 bilhões de euros , possui investimentos em diversos países fora da Europa, como Índia, China e Chile.
A ampliação em São Francisco começou há 20 dias e foi oficializada ontem com lançamento da pedra fundamental. Ela inicia ao mesmo tempo em que as obras de novos portos no Estado estão sendo concluídas. O porto de Navegantes está previsto para entrar em operação em agosto, e em 2008 deve começar a operação do porto de Itapoá, ambos de capital privado. Raposo diz que as mudanças, principalmente na profundidade do calado, darão um diferencial a São Francisco em relação a outros portos existentes como Itajaí, porque permitirá que atue com atracação de navios de grande porte, com capacidade para até 10 mil contêineres, e as colocarão em uma melhor posição para o novo cenário de concorrência no Estado.
Criada há três anos, a Tesc atua principalmente na movimentação de exportadores da região norte catarinense com cargas como compressores, motores, itens de vestuário e blocos de motor. Com a ampliação, a Tesc está de olho não só na exportação, mas também no aumento do fluxo de importações, que vem surpreendendo. De janeiro até agora, as importações cresceram 55% em relação ao mesmo período de 2006.
Fonte: Valor
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