<P>A Codesp decidiu suspender a licitação em andamento para a construção da Avenida Perimetral da Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos. A Autoridade Portuária irá desmembrar os serviços propostos em concorrências distintas.</P><P>A primeira licitação irá selecionar a empresa que ...
A Tribuna - SPA Codesp decidiu suspender a licitação em andamento para a construção da Avenida Perimetral da Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos. A Autoridade Portuária irá desmembrar os serviços propostos em concorrências distintas.
A primeira licitação irá selecionar a empresa que fará o projeto executivo da obra. Ela será aberta no próximo mês. Somente após a realização desse estudo, será escolhida a firma que construirá a via expressa de Guarujá.
Apesar dos novos planos, a Codesp mantém o prazo de entrega do empreendimento, dezembro de 2010, e a sua estimativa de custo, R$ 60 milhões.
A Licitação 03/08, para a construção da Perimetral da Margem Esquerda, foi aberta em setembro último. Entretanto, dias depois, o presidente da Docas, José Roberto Serra, mandou seus técnicos refazerem o edital, pois não estava prevista nele a elaboração do projeto executivo, uma espécie de memorial descritivo do empreendimento que identifica o valor necessário para sua implantação.
A nova estratégia da Companhia Docas para a Perimetral de Guarujá foi revelada pelo diretor de Infra-estrutura e Serviços da estatal, Paulino Moreira da Silva Vicente, ontem, após deixar a reunião do Comitê de Logística do Porto de Santos. Foi a última reunião do órgão neste ano.
Embora possa parecer que estamos perdendo tempo, na verdade vamos ganhar, porque não teremos que rever situações ao longo da construção, disse o diretor. Ele se referiu, por exemplo, às questões arqueológicas, que, na construção da Perimetral da Margem Direita (a de Santos), não foram contempladas, o que acabou paralisando o trabalho várias vezes.
As mudanças na concorrência da Perimetral de Guarujá serão ratificadas nesta semana pela diretoria da Docas. Para isso, será revogado o edital que previa a contratação de uma mesma empresa para a confecção do projeto-executivo e a construção do sistema viário.
Segundo o diretor, após a concorrência para o projeto executivo, deverão ser abertas as licitações para a elaboração de um plano georeferencial das áreas que serão desapropriadas (para a implantação da perimetral), para a realização dos programas ambientais compensatórios e para a construção civil.
A idéia da Codesp é que todas as contratações aconteçam até outubro do próximo ano para, no mês seguinte, haver o início das obras. Seguindo este cronograma, não haverá atraso algum na previsão original de entrega: dezembro de 2010, garantiu Paulino Vicente.
O projeto para Guarujá
Alargamento da Avenida Santos Dumont, via que serve ao tráfego de caminhões e de veículos de passeio, no trecho entre o Terminal de Contêineres (Tecon), administrado pela Santos-Brasil S.A., e a instalação portuária da Dow Brasil.
Duplicação da Rua Idalino Pinês, também conhecida como Rua do Adubo, o principal corredor de caminhões em direção à zona portuária.
Construção de dois elevados, um em cada sentido, passando sobre a Avenida Santos Dumont e ligando a Rua do Adubo à zona portuária . O objetivo dessa obra será eliminar o cruzamento rodoferroviário no acesso ao porto. Paulino apresentou seus planos na reunião do Comitê de Logística.
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