Dragagem

Docas planeja obras em berços do cais

<P>A Codesp começa a preparar uma licitação para prolongar as fundações dos berços públicos de atracação do Porto de Santos. As obras são fundamentais para a dragagem de aprofundamento do Canal do Estuário, de 13 metros em média para 15, pois sem elas o cais poderá ruir à medida em que...

A Tribuna - SP
08/12/2008 00:00
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A Codesp começa a preparar uma licitação para prolongar as fundações dos berços públicos de atracação do Porto de Santos. As obras são fundamentais para a dragagem de aprofundamento do Canal do Estuário, de 13 metros em média para 15, pois sem elas o cais poderá ruir à medida em que a escavação do leito navegável avançar.

Os preparativos para o prolongamento das estacas de sustentação do costado foram revelados pelo presidente da Codesp, José Roberto Serra. Segundo ele, o termo de referência ­ texto base para o edital de licitação -­ está em fase final de elaboração.

Serra ainda não determinou quando deverá abrir a concorrência para o aprofundamento das fundações, nem sabe qual será o custo da obra. A expectativa é ter esses dois itens definidos nos próximos meses.

Na nova dragagem, além do canal de navegação, os pontos onde paramos navios serão aprofundados, alcançando entre 14 metros e 14,5 metros. O problema é quea maior partedo costado de Santos tem entre 10 e 12 metros. Se as novas fundações no cais, haverá uma parte do subsolo do porto desprotegido e exposto à força das águas do estuário, que poderá desgastá-lo e ameaçar a estrutura do porto.

A dragagem de aprofundamento está prevista para começar em maio do próximo ano. No próximo dia 23, a Codesp irá abrir as propostas das empresas que disputam a licitação para esse trabalho. Todo o projeto está orçado em R$ 203 milhões, valor que será pago com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

PRIVATIVOS

A Codesp arcará com as despesas para o novo estaqueamento dos berços públicos ­ caso da maioria dos pontos de atracação no Cais do Saboó. Já as obras nos terminais privativos terão de ser feitas pelos arrendatários das instalações. A estatal já começou a notificar as empresas que terão de fazer a extensão dos pilares em seus pontos de atracação.

No Terminal de Contêineres do Porto de Santos (Tecon), em Guarujá, a Santos-Brasil S.A. ­ que administra a área ­ já aprofundou os berços 3 e 4 para 15 metros. As intervenções nos pontos 1 e 2 vão depender da apresentação do cronograma de obras da dragagem de aprofundamento.

A Libra Terminais já realizou o aprofundamento em seus terminais 35 e 37 para 13,5 metros. Assim como a Santos-Brasil S.A., a operadora se programará para uma nova ação à medida em que o cronograma para a evolução da dragagem esteja acertado. Segundo o presidente da Libra Terminais, Gustavo Pecly, essa é uma obra que pode ser programada e executada ao longo do curso da dragagem.

A Tribuna procurou o Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi), outro operador de contêineres do porto com cais privativo, mas nãoobteve retorno sobre os preparativos para o estaqueamento de seu berço particular.

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