RenovaBio

Distribuidora compra 22 mil CBIOs; transação na B3 foi a 1ª de parte obrigada

Redação/Assessoria UDOP
30/07/2020 16:22
Visualizações: 369

Fontes de mercado ouvidas pela UDOP informaram que a B3 - Brasil, Bolsa, Balcão concretizou, no último dia 24 de julho, a primeira venda de CBIOs — Créditos de Descarbonização a uma parte obrigada (distribuidora). O volume negociado, ainda segundo esta fonte, que preferiu o anonimato, foi de 22 mil CBIOs, ou seja, 22 mil toneladas de carbono compensadas (não emitidas na atmosfera).

Cada CBIO equivale a diminuição de emissão de 1 tonelada de carbono na atmosfera, o CBIO é um programa que estimula a produção de energias renováveis, uma nova forma de valorizar a cadeia produtiva do biocombustível brasileiro. Segundo operadores deste mercado, com os CBIOs ganham os produtores de etanol e biodiesel, como fonte adicional de receita, ganha a sociedade com um sistema eficaz de compensação de emissões de CO2 e o meio ambiente, com uma tonelada a menos de emissão.

Publicidade

Podem participar do mercado de CBIOs as chamadas ´partes obrigadas´, ou seja, emissores de CBIOs e distribuidoras de combustível (responsáveis por aposentar esses CBIOs), e também as denominadas partes não-obrigadas, que pode ser entendido como todo e qualquer interessado (player) na compra e venda do ativo, listado na B3. Em média cada CBIO tem sido negociado entre R$ 15 e R$ 50.

Outra fonte ouvida pela UDOP comemorou, também, as transações de CBIOs na B3. "O Mercado de #CBIO registra já o crescimento e a estruturação do RenovaBio. Sim, pra quem ainda não sabe o RenovaBio está indo de vento em popa. Em mar de Almirante", destacou esta fonte em uma rede social.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.