Empresas

Diretor financeiro da Petrobras apresenta Programa Progredir a empresários em SP

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, apresentou hoje (24), em São Paulo, o Programa Progredir para cerca de 250 empresários. O Progredir é voltado aos fornecedores e subfornecedores da Petrobras e tem como objetivo viabilizar, de forma ági

Agência Petrobras
24/08/2011 17:38
Visualizações: 143
O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, apresentou hoje (24), em São Paulo, o Programa Progredir para cerca de 250 empresários. O Progredir é voltado aos fornecedores e subfornecedores da Petrobras e tem como objetivo viabilizar, de forma ágil e padronizada, a oferta de crédito a custo reduzido para todas as empresas que integram a cadeia de fornecedores da companhia. Atualmente, mais de 250 mil empresas fazem parte dessa cadeia, o que reforça o potencial da iniciativa.

Lançado oficialmente em junho deste ano, o Programa Progredir permitiu que 56 empresas, em sua maioria pequenas e médias, obtivessem financiamento com volume total de R$ 327 milhões até o momento. A redução de custo dos financiamentos tem superado os 20% esperados, chegando a 40% em alguns casos. Toda a operação é realizada pela internet, no portal do Programa, de forma rápida e segura. A oferta de crédito não envolve recursos da Petrobras.

Barbassa ressaltou que o Progredir deverá aumentar a competitividade industrial e proporcionar maior conteúdo nacional. “A Petrobras tem hoje R$ 500 bilhões em contratos performados para serem realizados nos próximos meses e anos. Não se tratam apenas de contratos de investimentos, mas também de contratos operacionais para produção, refino, biocombustíveis e energia elétrica, por exemplo. Trata-se de uma oportunidade única para o Brasil”, salientou.

Presentes no evento, os representantes dos seis bancos parceiros do Progredir reforçaram que o Programa beneficiará todos os envolvidos no processo: a Petrobras contará com uma cadeia de fornecedores fortalecida, o sistema bancário terá uma minimização do risco dos contratos e os fornecedores serão impactados pela redução dos custos dos empréstimo.

O Progredir, que faz parte das ações estratégicas previstas pelo Plano de Negócios 2011-2015 para o fortalecimento e ampliação da cadeia produtiva, foi desenvolvido em parceria com os seis maiores bancos de varejo do país - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander - e com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Participaram do lançamento do Programa o superintendente de Produtos Ativos do Itaú, Valmir Sierra Fernandes, o diretor do Departamento de Poder Público do Bradesco, Renan Mascarenhas Carmo, o superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal, Maurício Antonio Quarezemin, o diretor Comercial do Banco do Brasil, Sandro Marcondes, o diretor do Global Banking do HSBC, Alexandre Guião o diretor do Global Transaction Banking do Santander, Clovis Ikeda e José Renato Ferreira de Almeida, coordenador nacional do Prominp.


Conceito geral

O Programa está baseado na criação de um ambiente favorável para a concessão de crédito, lastreado nos recebíveis ainda não performados (serviços ou equipamentos a serem prestados ou entregues) em cada um dos contratos firmados entre os participantes da cadeia. Assim, qualquer fornecedor que participe dessa cadeia está, a princípio, apto a integrar o Progredir e poderá antecipar uma parcela dos seus recebíveis por meio dos bancos integrantes do Programa.

Para melhorar as condições financeiras e de risco, a Petrobras é o elemento âncora do Programa Progredir, contribuindo com toda a cadeia produtiva da companhia ao transferir aos participantes sua melhor percepção de crédito junto ao mercado. Dessa forma, a utilização dos recebíveis gerados pela Companhia proverá maior suporte e garantia à concessão de crédito não performado para toda a sua cadeia de fornecimento, promovendo o acesso a estes recursos de forma rápida e em volume que garanta maior robustez financeira aos fornecedores.


Acesso simplificado

Atualmente, as pequenas e médias empresas brasileiras enfrentam dificuldades para a obtenção de financiamentos lastreados em seus recebíveis não performados. Um dos principais impedimentos é a falta de informações confiáveis sobre o histórico do desempenho de cada empresa fornecedora. Com isso, cria-se uma situação de incerteza que dificulta a avaliação dos bancos em relação aos riscos para adiantarem recursos baseados na expectativa de desempenho do credor.

Outra questão que aumenta significativamente o risco percebido pelos bancos é a situação de inadimplência do comprador. Como forma de mitigar esses dois entraves, o Programa conta com mecanismos de garantia desenvolvidos especialmente para o Progredir, além do Portal Progredir, que irá armazenar as informações sobre os contratos de fornecimento e financiamento e os dados individuais de desempenho de cada fornecedor, possibilitando que os bancos acessem o histórico destes fornecedores.


Como a empresa pode ter acesso ao crédito por meio do Programa Progredir

Situação A (se o fornecedor tiver um contrato direto com a Petrobras):

1 - Ele deve acessar o Portal Progredir (www.progredir.petronect.com.br) e clicar na opção Quero Participar, então deve preencher a planilha com informações cadastrais da empresa e os números dos contratos que têm com a Petrobras e que quer incluir no Programa.

2 - Após verificação sobre estes contratos pelo Portal, a empresa receberá um e-mail com o remetente “Portal Progredir” e assunto “Petrobras - Programa Progredir”, contendo um login e uma senha para acesso à área restrita do Portal.

3 - Lá será possível completar o cadastro, além de agendar o treinamento para utilização do portal e participação no Programa.

5 - Em seguida, a empresa poderá inserir um contrato e, paralelamente, deverá realizar a adesão ao Programa Progredir junto a um dos seis bancos que integram a iniciativa.

6 - A partir da inserção de um contrato no Portal Progredir, a empresa deve aguardar a validação por parte do gerente de contratação na Petrobras.

7 - Assim que o contrato for validado, a empresa poderá realizar a solicitação de financiamento, que chega automaticamente aos seis bancos participantes do Programa.

8 - Os bancos respondem à solicitação e a empresa escolhe a melhor proposta.

Situação B (se a empresa for um subfornecedor da Petrobras, ou seja, não tiver contrato direto com a Petrobras, mas for fornecedor de empresa que tenha contrato com a Petrobras):

1 - Ele deve acessar o Portal Progredir (www.progredir.petronect.com.br) e clicar na opção Quero Participar, então deve preencher a planilha com informações cadastrais da sua empresa e também a razão social e CNPJ da empresa Compradora, que tem o contrato direto com a Petrobras.

2 - Com a informação acerca do fornecedor direto da Petrobras - comprador do subfornecedor que tem interesse em participar do Programa - o Portal checará se este Comprador (fornecedor direto da Petrobras) já é participante do Programa. Se não, ele será convidado a participar, pois para que um fornecedor do segundo elo da cadeia participe, o primeiro tem que estar no Programa.

3 - Após contato e adesão do fornecedor direto da Petrobras, os passos para o subfornecedor são os mesmos acima descritos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13