Petróleo e Gás

Diretor da ANP defende redução dos royalties em campos marginais

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, defendeu ontem (20), em audiência pública na comissão da Câmara dos Deputados que discute a adoção do regime de partilha de produção em áreas do pré-sal, a redução dos royalties devido

Redação
21/10/2009 11:32
Visualizações: 135
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, defendeu ontem (20), em audiência pública na comissão da Câmara dos Deputados que discute a adoção do regime de partilha de produção em áreas do pré-sal, a redução dos royalties devidos pela produção de petróleo e gás natural em campos com rentabilidade marginal.


No Brasil existem cerca de 150 campos que respondem por menos de 1% da produção nacional. Segundo Haroldo Lima, os royalties, hoje na faixa compreendida entre 5% e 10% da produção, poderiam ser reduzidos nessas áreas, exploradas em sua maioria por empresas brasileiras de pequeno e médio porte.


“Nos Estados Unidos, os chamados ‘produtores independentes’ são responsáveis por cerca de 40% da produção e constituem importante setor industrial. Lá, existem em torno de 23 mil pequenas e médias empresas produzindo petróleo e, dependendo da situação, o royalty pode ser de 5, 4, 3, 2,1 ou até mesmo de zero por cento", afirmou.


Apesar do baixo volume de petróleo e gás natural, as acumulações marginais são muito importantes em termos locais, porque permitem o surgimento de novas empresas petrolíferas, geram emprego e renda e ativam o mercado nacional de bens e serviços.


De acordo com Haroldo Lima, o atual modelo de concessão deve ser mantido para as áreas de alto risco exploratório. No pré-sal, onde é baixo o risco exploratório, ele considera necessária a implantação do sistema de partilha da produção, na qual o Estado é proprietário do petróleo produzido e pode controlar o ritmo da produção.


O diretor-geral aproveitou a oportunidade para frisar que a ANP não terá suas atribuições reduzidas no novo marco regulatório em discussão no Congresso. Segundo ele, não só a Agência mantém as atribuições que detém no atual regime de concessão, como ganha outras com as novas regras.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19