Meio ambiente

Dia Mundial dos Oceanos tem maratona de eventos ambientais no Rio de Janeiro

Redação/Assessoria
06/06/2019 18:39
Dia Mundial dos Oceanos tem maratona de eventos ambientais no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação Visualizações: 290

Uma maratona de eventos marca o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, e o fim da Semana do Meio Ambiente. As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói receberão uma série de atividades gratuitas sobre a relação entre a Mata Atlântica e os Oceanos, com atividades para crianças, trilhas, apresentações teatrais, debates, lançamento de livros, limpeza de praias, lagos e até mesmo subaquática, entre outras. As atividades acontecerão nos dias 8 e 9 de junho.

No sábado, o dia começa com uma trilha no Parque Nacional da Tijuca, no trecho da Transcarioca/Caminho da Mata Atlântica – um percurso sensorial, capaz promover o descobrimento dos movimentos da floresta, com coleta de folhas e aulas a céu aberto sobre conservação e biologia. Durante a trilha, uma contação de história vai ensinar para as crianças e adolescentes um pouco mais sobre a 1ª Estação de Captação de Águas do rio Carioca e porque ela é conhecida como Banheira do Imperador.

Ainda no dia 8, uma mesa de debates irá reunir especialistas para debater a interação de crianças e a natureza. Entre os palestrantes estão Fernando H. de Sousa, Diretor Institucional do Grupo Cataratas, Sônia Kinker, Chefe do Parque Nacional da Tijuca, Laís Fleury, Coordenadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Felipe Feliciani, analista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Ghelman, pediatra Antroposófico, Christiane Profice, psicóloga especialista na interação de crianças e natureza e Lea Tiriba, coordenadora do Núcleo Infâncias, Natureza e Artes (NINA/UNIRIO). As atividades acontecerão no Centro de Visitantes Paineiras Corcovado.

No dia 9 de julho as atividades estarão centralizadas na praia de Itaipu, em Niterói, de onde partirão as equipes para a limpeza subaquática na Ilha da Menina, e uma coleta de lixo flutuante no Lago de Itaipu e também a apresentação teatral da peça “A batalha da Natureza”, produzida pelo Instituto Mar Adentro. O ponto de encontro no domingo será em frente ao Museu de Arqueologia de Itaipu a partir das 8h30.

A realização é do WWF-Brasil, Grupo Cataratas e Conexão Natureza, com apoio do ICMBio, Parque Nacional da Tijuca, AquaRio, Paineiras Corcovado, Movimento Borandá, Projeto Aruanã, Resex Marinha de Itaipu, Movimento Infância in Natura, Instituto Conhecer para Conservar, No Quintal da Nossa Casa, Iniciativa Waldorf Jardim São João, Serra da Tiririca, Velas de Itaipu, Wind Nit, Instituto Mar Adentro, Inea, Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e Museu de Arqueologia de Itaipu.

Encontro Mata-Atlântica e Oceanos

O Encontro – Conexões Mata-Atlântica e Oceanos vai apresentar as principais atividades de conservação e restauração realizados em Mata Atlântica e na costa brasileira apresentando os principais pontos de conexão entre os biomas. A mesa de debate será formada por Fernando H. de Sousa, diretor institucional e de sustentabilidade do Grupo Cataratas, Marcelo Spzilman, diretor presidente do AquaRio, Gustavo Duarte, pós-doutorando da UFRJ e pesquisador associado do Aquario, Felipe Feliciani, analista de conservação do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil, Vinícius Nora, analista de conservação do Programa Marinho do WWF-Brasil. O Encontro acontece dia 8 de junho, no auditório do AquaRio, a partir das 14h.

Serviço

Dia Mundial dos Oceanos

Dia: 08 de junho das 08h30 às 12h30

Atividades ao Ar Livre:

Evento gratuito

Local: Centro de Visitantes Paineiras Corcovado

Estrada das Paineiras s/n santa Teresa

Ponto de encontro: praça atrás do centro de visitantes das Paineiras

Translado (ida e volta): R$ 33 por pessoa – Vans saindo do Largo do Machado

14h00 às 17h00

Encontro Mata-Atlântica e Oceanos

Evento gratuito

Local: Auditório do Aqua Rio

Endereço: Praça Muhammad Ali, Via Binário do Porto, s/n - Gamboa, Rio de Janeiro

Dia: 09 de junho das 8h30 às 12h30

Evento gratuito

Local: Ponto de encontro na praia de Itaipu, em Niterói, próximo ao museu de Arqueologia de Itaipu, na praça Silva Jardim.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20