Agroind
Em menos de um mês, entre o final de fevereiro e o fim de março, o preço do galão (3,8 litros) do metanol caiu de US$ 2,50 para US$ 1,60 nos Estados Unidos. O país está entre os principais produtores do derivado da petroquímica, empregado também como reagente do biodiesel fabricado no Brasil.
Conforme apurado pelo Agroind, o valor do metanol despencou devido a dois fatores: maior produção pelas fábricas locais e redução no consumo de gasolina entre os próprios americanos - lá, esse derivado de petróleo é usado como aditivo a gasolina.
Não há estimativas oficiais, mas a maioria do biodiesel processado no Brasil utiliza o metanol como reagente. Seu substituto seria é o etanol. Cada litro de biodiesel leva em média 20% de reagente e, por isso, o biocombustível representa um novo nicho de mercado para o derivado da cana-de-açúcar uma vez que o país deverá consumir 850 milhões de litros do combustível com a adição de 2% ao óleo diesel.
Essa mistura, no entanto, sobe para 3% a partir do segundo semestre, o que eleva a projeção de consumo para 1,2 bilhão de litros. Caso o etanol fosse 100% empregado nesse volume projetado, seriam 240 milhões de litros.
Fale Conosco
22