Gabrielli

Defesa de novo marco regulatório do petróleo

Gás Brasil
30/05/2008 11:15
Visualizações: 183

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, voltou a defender hoje uma mudança no marco regulatório do setor de petróleo no País, a partir das descobertas da camada pré-sal. Durante palestra no 20º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro, o executivo afirmou que o Brasil tem nas mãos a chance de "modificar qualitativamente no mercado internacional.

 

"O pré-sal é uma área de alta propensão exploratória. Apenas um dos blocos em área pequena, em relação ao restante, tem cinco a oito bilhões de barris. Isso exigirá volume de investimentos gigantescos. Esta situação abre oportunidade de modificar qualitativamente o Brasil no mercado internacional", afirmou Gabrielli.

 

O presidente da petrolífera ressaltou que "mesmo sem considerar as enormes descobertas do pré-sal, temos condições de ser um dos grandes players (participantes) no mercado internacional já com o crescimento de produção da Petrobras previsto para os próximos anos".

 

Gabrielli destacou ainda que "evidentemente o Brasil poderia rumar para o caminho tradicional" que seria de exportar petróleo bruto, como já fazem outros países. "Mas temos a chance de ser um grande refinador e exportar derivados, produtos de maior valor agregado", lembrou. Ele alertou, no entanto, para o fato de que haverá necessidade de maior infra-estrutura para atender a demanda da Petrobras nesta expansão.

 

Internacional

 

Ainda durante o Fórum, ele destacou a expansão da Petrobras no mercado internacional. "Essencialmente nossa internacionalização no início dos anos 70 era centrada em busca de áreas para atender a nossa demanda no mercado interno. Depois das descobertas na Bacia de Campos, nossa intenção no mercado internacional era incrementar nossa produção. Partimos em busca da complementação e nossa meta era de chegar a 500 mil barris por dia. Já na última década iniciamos um processo de expansão forte de nossas atividades, com pioneirismo no Golfo do México, com a aquisição de refinarias e também atuando na costa da África", afirmou.

 

Ele reconheceu também um "desgaste da imagem da empresa com relação à crise com a Bolívia no ano passado". "Conseguimos vender a refinaria depois de discussão pública", lembrou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23