Firjan

Debate em prol da maior participação feminina no mercado de P&G aconteceu no último dia 18/07, na Firjan

Redação/Assessoria Firjan
23/07/2019 16:48
Debate em prol da maior participação feminina no mercado de P&G aconteceu no último dia 18/07, na Firjan  Imagem: Vinicius Magalhães, Firjan Visualizações: 328

Organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE) Brasil, em 18/7, a Firjan sediou o seminário Women in Energy Brazil (WIN). O objetivo do encontro foi promover a diversidade de gênero no mercado de petróleo e gás (P&G) e criar oportunidades para que as mulheres possam assumir papéis de liderança e alcançar suas metas de carreira.

Renata van der Haagen, coordenadora de Relacionamento Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, observou que o mercado de P&G ainda é majoritariamente masculino, embora já seja perceptível o aumento na participação de mulheres. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido em prol da igualdade de gênero. Temos a obrigação de inspirar nossas filhas, sobrinhas e demais meninas e mulheres a irem além. Precisamos criar oportunidades para que se desenvolvam, e que seja entendido, de uma vez por todas, que a diversidade traz maior dinamismo e fortalecimento para a sociedade como um todo”, ponderou.

Bárbara Cavalcanti, representante do WIN, apresentou dados comprovando que diversidade é um bom negócio. De acordo com o Relatório de Igualdade de Gênero e Desenvolvimento do Banco Mundial, de 2017, a produtividade de um país pode subir até 25% com apenas a eliminação da desigualdade. Além disso, segundo o Fundo de População das Nações Unidas, também de 2017, a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres poderia agregar US$ 28 trilhões ao PIB global até 2025.

“Estudo da McKinsey revela ainda que empresas que promovem a diversidade em níveis executivos têm 21% de probabilidade de obter resultados financeiros superiores aos de suas concorrentes. No Brasil, infelizmente, a média de mulheres nos times executivos é de apenas 8%”, argumenta Bárbara.

Inspiração

Uma das histórias contadas no seminário foi a de Anelise Lara, que atualmente ocupa o cargo de diretora de Refino e Gás Natural na Petrobras. Ela entrou para a companhia em 1986, quando havia apenas 10% de mulheres entre 57 mil funcionários. “Somente em 1981 a Petrobras passou a aceitar mulheres no concurso de engenharia de petróleo e, mesmo assim, com restrição de 10 vagas”, lembrou.

Em 1998, Anelise, com dois filhos, de um e 10 anos, iniciou sua carreira gerencial. Ela era a única mulher em um setor com 20 homens. “Os caminhos foram cheios de desafios, mas fui conquistando reconhecimento e cargos cada vez mais altos. Em 66 anos de história, sou a terceira mulher a ocupar cargo de diretora dentro da Petrobras”, contou. Para ela, ainda há muito a ser feito, mas é otimista: “Acredito em um futuro com muitas mulheres em cargos executivos. Ainda falta, mas será uma realidade”.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.