Onshore

Dados técnicos de áreas onshore estão disponibilizados em site da ANP e CPRM

Redação TN Petróleo, Agência ANP
12/05/2021 13:44
Dados técnicos de áreas onshore estão disponibilizados em site da ANP e CPRM Imagem: Divulgação Visualizações: 702

A ANP, em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), está lançando hoje (12/5) um site para disponibilizar gratuitamente os dados técnicos públicos digitais de bacias sedimentares terrestres. O objetivo é promover a ampliação do conhecimento geológico sobre essas bacias e fomentar os investimentos em exploração e produção de petróleo e gás natural nas áreas já sob concessão e nas que serão oferecidas em futuras rodadas de licitações. O site pode ser acessado em https://reate.cprm.gov.br/anp/.

A navegação do site foi desenvolvida para garantir a simplicidade e a objetividade na busca da informação. Está organizado por bacias sedimentares terrestres, num total de 23, e possui dados digitais de poços, dados sísmicos 2D e 3D pós-stack, dados não-sísmicos, dados geoquímicos e estudos diversos. Os 23 pacotes de dados contêm informações referentes a 22.641 poços, 329 levantamentos sísmicos 2D, 204 levantamentos sísmicos 3D, 217 levantamentos não-sísmicos (gravimetria, magnetometria, magnetotelúrica e gamaespectometria), 38 levantamentos geoquímicos, e 17 estudos existentes no acervo de dados técnicos do Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP). Os dados sísmicos pré-stack não estão contemplados nessa disponibilização gratuita. Os dados pré-stack são os dados sísmicos de campo, os dados brutos sem nenhum tratamento, enquanto os pós-stack são aqueles dados sísmicos que passam por algum processamento.

Para a publicação do site, foram recuperados mais de 14 mil dados de poços, que foram organizados, junto com os demais dados, por bacias terrestres. Dessa forma, será mais fácil e rápido para o usuário encontrar uma unidade específica de informação. O site será atualizado sempre que um novo dado for tornado público, por isso é recomendável o preenchimento do cadastro existente no site para aviso de atualizações dos pacotes posteriormente.

O site conta com um volume de informações próximo a 2,5 terabytes, marcando assim o maior projeto de disponibilização de dados do BDEP, que completará 21 anos no próximo dia 29/5. Os dados estão embarcados na infraestrutura da CPRM em Brasília e seus dados podem ser baixados por qualquer interessado. Já as universidades e centros de pesquisa terão acesso de alta velocidade por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O site será apresentado durante evento do Circuito Brasil de Óleo e Gás, quando serão entregues também os primeiros dados técnicos gratuitos, disponíveis aos interessados desde 3/5 (saiba mais, clique aqui!).

O evento poderá ser acompanhado, a partir das 16h, no link: clique aqui!

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19