Aço

Da janeiro a março a produção brasileira de aço bruto foi de 8,7 milhões de toneladas, divulga Aço Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/04/2021 12:39
Da janeiro a março a produção brasileira de aço bruto foi de 8,7 milhões de toneladas, divulga Aço Brasil Imagem: Cortesia Usiminas Visualizações: 1532

O Aço Brasil divulgou no último dia 20/04, em seu site, os dados referentes ao mês de março e acumulado do 1º trimestre, além do ICIA de abril.

“Nesse período, a produção brasileira de aço bruto foi de 8,7 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a março de 2021, o que representa aumento de 6,2% frente ao mesmo período do ano anterior. As vendas internas no 1º trimestre desse ano foram de 5,9 milhões de toneladas, representando aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto o consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 6,7 milhões de toneladas, representando aumento de 32,8% em relação ao 1º trimestre de 2020.

InstitucionalNo tocante ao mês de março, as vendas internas avançaram 41,9% frente ao apurado em março de 2020 e atingiram 2,1 milhões de toneladas, o melhor desempenho desde outubro de 2013. O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 2,4 milhões de toneladas, 50,1% superior ao apurado em março de 2020. Este foi também o maior consumo aparente desde outubro de 2013.

A indústria brasileira do aço vem de forma recorrente aumentando suas vendas ao mercado interno, com volumes superiores àqueles verificados no período pré-pandêmico.

Essa demanda do mercado reflete a retomada dos setores consumidores, mas também a formação de estoques defensivos de alguns segmentos em relação à volatilidade do mercado, ocasionado pelo boom no preço das commodities. No caso da indústria do aço, a quase totalidade de insumos e matérias primas e, em especial, as essenciais como minério de ferro e sucata tiveram significativa elevação de preços, com forte impacto nos custos de produção.

O Aço Brasil está divulgando hoje também o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) referente ao mês de abril. Este cresceu 1,9 ponto frente ao mês anterior, atingindo 67,4 pontos. O ICIA se encontra 17,4 pontos acima da linha divisória de 50 pontos.”

Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

Acesse o vídeo do presidente executivo do Aço Brasil e estatística mensal de março do setor: https://bit.ly/35QGoaa

Acesse o ICIA de abril: https://bit.ly/2LYvDMe

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25