Gás Natural

Custo da tarifa de gás natural em SC vai cair 9% em junho

Diário Catarinense
30/03/2016 14:36
Visualizações: 1234

Devido à queda do preço da cesta de óleos internacionais, a SCGás, distribuidora de gás natural em Santa Catarina, anunciou redução de cerca de 9% no custo da tarifa média do insumo no Estado, beneficiando todos os grupos de consumidores – indústria, comércio, setor automotivo e residências – somando cerca de 100 mil clientes. A decisão foi tomada pelo conselho de administração da companhia e comunicada ontem, durante a reunião da Câmara de Energia da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc).A SCGás também anunciou que conta com ampla oferta de gás disponível a novos consumidores industriais no curto prazo e soluções alternativas para médio e longo prazo.

A redução da tarifa em junho representará alívio expressivo à indústria nesta fase de inflação alta. O setor responde por cerca de 80% do total consumido no Estado. Conforme a SCGás, a mudança do preço deverá ser homologada pela Aresc, a agência reguladora catarinense. Atualmente, a distribuidora tem 226 clientes industriais de diversasregiões do Estado.

– Num ambiente de pressão inflacionária de todos os lados, uma notícia de redução de preço da tarifa do gás é animadora. Ela decorre da queda do preço do petróleo no mercado internacional e está sendo minimizada pela desvalorização do real frente ao dólar – comentou Otmar Müller, presidente da Câmara de Energia da Fiesc, ao destacar que o preço do gás caiu cerca de 50% no mercado internacional.

O insumo representa cerca de 25% do custo de produção da indústria de revestimento cerâmico de Santa Catarina, que é a mais intensiva no uso de gás. Com a queda de 9%, deverá ficar em torno de 23% do custo total do segmento. Conforme Otmar Müller, a crise gera dificuldades para todos.

A energia elétrica, que responde por 7% a 8% do custo do setor, subiu 42% ano passado. Os salários seguem com aumento real todos os anos em SC. Nos últimos oito anos, os ganhos reais dos trabalhadores acumulam alta de 32%.

Grupo norueguês planeja investir em terminal de GNL

Santa Catarina dispõe de 2,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia pelo Gasbol. Além da oferta atual maior causada pela queda do consumo, conta com propostas importantes de investidores interessados em instalar terminal de gás natural liquefeito em Imbituba, o que significa oferta segura no futuro: a Engie Tractebel e a gaúcha Bolognesi já anunciaram início de estudos para investir em terminal de GNL. Há poucos dias, o grupo Proso, da Noruega, informou ao governo de SC que também fará uma proposta. Este novo investidor foi revelado ontem na reunião na Fiesc pelo presidente da SCGás, Cósme Polêse, para quem a redução da tarifa do gás natural é uma vantagem competitiva para as indústrias catarinenses.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23