CTC/PUC-RIO

CTC/PUC-Rio abre inscrições para mestrado e doutorado em oito programas de pós-graduação

Segundo avaliação CAPES 2013-2016, programas estão entre os mais conceituados do Brasil na área de exatas

Redação/Assessoria
13/05/2019 18:51
Visualizações: 204

Oito programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Informática, Matemática e Química — estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado Stricto Sensu, com aulas começando no segundo semestre de 2019. Quatro deles são nota máxima (sete) na CAPES, um é nota seis e três são nota cinco, confirmando a excelência do ensino oferecido na pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

 Reconhecido como um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil, o CTC/PUC-Rio tem em torno de 1.200 alunos de pós e aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados. Seu corpo docente é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil.

 Veja os detalhes das inscrições para cada um dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio:

Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/2019 – Conceito 6 na CAPES

O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.  A primeira conta com nove linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não-Convencionais e Sustentabilidade, Metodologias de Projeto na Engenharia e Métodos Variacionais e Computacionais. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

Mais informações:  http://www.civ.puc-rio.br/admissao/

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – Inscrições até 15/06/2019 – Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Processo e Caracterização de Materiais, Desempenho e Integridade de Materiais, Junção de Materiais, Transformação de Fases, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Tecnologia Mineral, Siderurgia, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Tecnologias Ambientais, Materiais Nanoestruturados / Síntese.

Mais informações:  http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf

Engenharia de Produção – Inscrições até 31/05/2019 – Conceito 5 na CAPES

As seis linhas de pesquisa oferecidas são: Planejamento de Sistemas de Produção e Operações, Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística, Programação e Controle de Sistemas de Transporte e Logística. As pesquisas estão inseridas nas áreas de concentração de Gerência de Produção, Finanças e Análise de Investimentos, e Transporte e Logística.

Mais informações:  http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao-academica/apresentacao/

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/06/2019 – Conceito 7 na CAPES  

Desde 2004, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES, sendo considerado dos melhores do país. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição.

Mais informações:  http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao

Engenharia Elétrica – Inscrições até 23/06/2019 – Conceito 7 na CAPES

Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das cinco áreas de concentração: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.

Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/posgraduacao/inscricao/

Informática – Inscrições até 14/06/2019 – Conceito 7 na CAPES

O programa é um dos pioneiros na área de computação no País. Foi o primeiro da área a receber a nota 7 (máxima) da CAPES e tem mantido tal nota desde então.  Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nos cursos das seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.  

Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/pos-graduacao/.

Matemática – Inscrições até o dia 22/06/2019 – Conceito 7 na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece oito linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/pos_admissao.htm.

Química – Inscrições até 18/06/2019 – Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com cinco vagas em cada curso. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.

Mais informações: http://www.qui.puc-rio.br/pos-graduacao/ingresso/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19