Biocombustíveis

Cronograma do biodiesel poderá ser antecipado

Brasil já produz o volume necessário para garantir a mistura de 2% de biodiesel ao diesel, prevista para ser obrigatória apenas a partir de 2008. A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, convoca distribuidoras a se anteciparem


21/07/2006 03:00
Visualizações: 164

Presente em evento sobre Biodiesel no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (20/07), a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, convocou as distribuidoras a se anteciparem à obrigatoriedade da mistura de 2% de biodiesel ao diesel em 2008 e iniciarem seus processos logísticos para o acesso ao biocombustível desde já. "É importante que as distribuidoras façam uso desta autorização", disse a ministra.

O que permite a antecipação do cronograma é o volume de biodiesel disponível. Na fase de elaboração do projeto, calculava-se a necessidade de cerca de 800 milhões de litros de biodiesel para que a mistura de 2% ao diesel pudesse ser realizada em todo o volume do combustível consumido no país. Considerava-se que esse volume de produção só seria alcançado em 2008. No entanto, as contratações nos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para entrega em 2007 chegaram a 840 milhões de litros. A oferta dos produtores foi de cerca de 1,2 bilhão de litros.

Diante da rapidez com que o mercado está ofertando o biocombustível, o ministro interino de Minas e Energia, Nelson José Hubner Moreira, já está considerando pessimistas as projeções iniciais de que o Brasil estaria produzindo cerca de 2 bilhões de litros de biodiesel em 2011. "Com a produção de hoje, as projeções são de que podemos superar facilmente esse volume", diz.

Hubner admitiu a possibilidade de antecipação do cronograma e acredita que a obrigatoriedade da mistura de 2% (B-2) poderá ocorrer antes de 2008, assim como da mistura de 5% de biodiesel ao diesel (B-5), antes planejada para 2013, pode ser adiantada. Hubner também considerou possível a elevação da mistura para 10%, por exemplo, mas disse que a medida pode esbarrar na crescente demanda externa pelo produto.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19