Siderurgia

Crise faz ArcelorMittal fechar siderúrgica em Moçambique

A multinacional ArcelorMittal fechou a fábrica de aço que tinha na capital moçambicana Maputo, alegando que a crise econômica derrubou o preço do produto no mercado internacional. Com isso, quase uma centena de trabalhadores ficou desempregada.

Agência Lusa
16/09/2009 13:16
Visualizações: 974 (0) (0) (0) (0)
A multinacional ArcelorMittal fechou a fábrica de aço que tinha na capital moçambicana Maputo, alegando que a crise econômica derrubou o preço do produto no mercado internacional. Com isso, quase uma centena de trabalhadores ficou desempregada.
 

A fábrica tinha sido inaugurada em abril do ano passado pela siderúrgica, que adquiriu a antiga Companhia Siderúrgica de Moçambique (Cifel). 
 

O diretor nacional da Indústria, Sidónio dos Santos, disse que o baixo preço do material para construção e aço foi responsável pelo fechamento.
 

“A antiga Cifel está novamente paralisada devido à crise financeira internacional. A questão aqui é que a fábrica produzia varões para construção e aço. Devido à crise, o preço de venda destes produtos baixou no mercado internacional tornando a produção não rentável. Os custos de produção são elevados e o preço não compensa”, declarou.
 

A antiga Cifel já tinha ficado fechada durante dez anos, até que em 2007 foi adquirida pela multinacional, que investiu US$ 11 milhões.
 

Projeto
 
 
De acordo com a Agência de Notícias de Moçambique, a construção da fábrica de aço da ArcelorMittal em Boane, província de Maputo, foi suspensa devido à crise.
 

Trata-se de um investimento de US$ 40 milhões, que deverá dar 200 empregos e que foi temporariamente suspenso. O lançamento da primeira pedra havia sido realizado em maio do ano passado.
 

“Esta seria a maior fábrica do país e da África Austral, mas está condicionada à superação da crise. O proprietário do projeto condicionou a sua realização até que a crise abrande porque o grupo foi muito afetado pela crise”, disse Sidónio dos Santos.
 

A fábrica foi projetada quando já tinha mercados garantidos nos Estados Unidos, China e países do Oriente Médio, uma situação que mudou devido à fraca demanda por aço aliada à crise.
 

O empreendimento deveria produzir numa primeira fase 30 mil toneladas/ano de aço para depois atingir uma capacidade de 200 mil toneladas/ano.
 

A ArcelorMittal, resultante da fusão entre a Arcelor e a Mittal Steel, considerada a maior companhia da indústria do aço do mundo, conta com cerca de 320 mil trabalhadores em mais de 60 países, tendo a sua sede no Luxemburgo. 
 

Presença chinesa
 

Ao mesmo tempo em que a ArcelorMittal fecha fábricas devido à crise, é aberta outra fábrica de aço em Maputo. No último dia 9, o presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou uma fábrica de tubos de aço em Beleluane, um investimento de 34 milhões de euros, compartilhado por empresas chinesas, sul-africanas e moçambicanas.
 

A planta é propriedade da Capital Star Steel (CSS) S.A., uma companhia de capitais privados, resultado de uma parceria entre a companhia sul-africana Capital Africa Steel (Pty) Ltd, e o gigante chinês Seven Star Group, com 40% cada.
 

Com mercados já garantidos na África e nos Estados Unidos, ligados à indústria de transporte de derivados de petróleo e gás natural, o empreendimento terá, na fase inicial, capacidade para produzir 200 mil toneladas de tubos de aço por ano.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22